Seguidores

sábado, 28 de abril de 2012

Compº António Leite - Presidente Eleito

Banco de camas articuladas e cadeiras de rodas

Prémio Santos Graça

Prémio Santos Graça



Momento do Presidente

O momento do Presidente é, em regra, o espaço em que este faz uma reflexão que sirva de motivação para os temas que a seguir se debatem. Hoje, porque temos convidados e temos entre nós alguns jovens, justifica-se falar sobre Rotary enquanto organização.
A associação nasceu nos Estados Unidos da América
A 23 de fevereiro de 1905, Paul Harris e seus companheiros reuniram, em Chicago, iniciando a história de Rotary que fez, este ano, 107 anos.
No inicio, o propósito dos quatro amigos era de se reunirem, com o intuito de desfrutar da sua amizade e de aumentar o seu círculo de negócios e de relacionamento profissional.
O sucesso e o entusiasmo das suas ações levou-os ao desempenho de funções cívicas de valor para toda a comunidade local,
O Ideal de Servir começou a tomar forma durante essa fase inicial, e surgiu a convicção de que os negócios poderiam ser encarados como um meio de servir à sociedade.
Se o primeiro lema adotado foi: Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve a Seus Companheiros, Dar de Si Antes de Pensar em Si, é o que utilizamos hoje.
O rotary é hoje uma organização internacional sem fins lucrativos que congrega cerca de um milhão e duzentas mil pessoas que falam vinte e três línguas diferentes.
Tem como causa principal o combate à poliomielite tentando a sua erradicação (onde mobiliza mais de 550 milhões de dólares em rendas próprias e parcerias) mas está presente noutras frentes de prestação de serviços que buscam a paz e a disseminação da harmonia internacional.
Para isso, o RI e a Fundação Rotária estabeleceram uma série de programas que colocaram a nossa organização na vanguarda dos movimentos de paz entre os povos, constituindo uma das maiores ONG nos meios internacionais.
São programas como Serviços à Comunidade Mundial, Intercâmbio Internacional de Jovens, Bolsas Educacionais, Intercâmbio de Grupos de Estudos e Subsídios Equivalentes, que envolvem a participação de pessoas de diferentes culturas e nacionalidades e certamente criam um vínculo de compreensão e paz entre essas pessoas.
O Rotary club da Póvoa de Varzim assume-se como um “clube de opinião” onde a formação cívica e cultural, apoiada no respeito pelas diferenças, é determinante, tendo em vista o exercício condigno da cidadania. Desempenha atividades de reconhecimento de profissionais e estudantes atribuindo prémios e bolsas de estudo, possui um banco de camas articuladas e cadeiras de rodas, e está na base de formação da Universidade Sénior com mais de 120 alunos inscritos.
Sempre foi esta a prática do clube desde a data da sua fundação em 25 de Maio de1964, sendo reconhecido na sociedade poveira como uma associação de pensadores livres e se me permitirem de combate feroz à indiferença.
Será sempre a nossa posição.
O prémio Santos Graça ao distinguir o estudante com melhor classificação no final do ensino secundário é um momento de consagração e reconhecimento do esforço, do trabalho, do empenho e da dedicação ao estudo ao saber ao conhecimento. Neste processo indiretamente encontra-se a família que na retaguarda possibilita o apoio necessário e fundamental e deste modo é envolvida nesta homenagem.

Afonso Pinhão Ferreira
apresentou Sofia Costa e Silva

Compº Madureira Pires na entrega do prémio
Sofia Costa e Silva

 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Prémio Santos Graça


Protocolo(A.Pinhão Ferreira) apresentando a mesa:
Representante da Família Santos Graça: Drª Manuela
Premiada: Sofia Costa e Silva
Presidente do Rotary 2011/2012: Arqº José Leão Costa
Representante da Câmara Municipal: Dra. Andrea da Silva
Diretor da ESEQ: Drº José Eduardo Lemos