"O que faz do Rotary uma grande organização é o amor manifestado através do trabalho de nossas mãos e mentes" Wilfrid J. Wilkinson, 2007-08 RI President
sábado, 31 de outubro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Breve análise do sector imobiliário em Portugal - Reunião de 27/10/09
Companheiro António Leite
Definição de mediação imobiliária (segundo a Lei nº 8/2004 de 10 de Março)“A actividade de mediação imobiliária é aquela em que, por contrato, uma empresa se obriga a diligenciar no sentido de conseguir interessado na realização de negócio que vise a constituição ou aquisição de direitos reais sobre bens imóveis, a permuta, o trespasse ou o arrendamento dos mesmos ou a cessão de posição em contratos cujo objecto seja um bem imóvel”.
A actividade imobiliária é regulada em Portugal pelo INCI, ou Instituto da Construção e do Imobiliário, I.P. (InCI, I.P.), que funciona como a entidade reguladora do sector da construção e do imobiliário, e tendo como finalidade regular e fiscalizar o sector imobiliário.
Compete-lhe atribuir os títulos para o exercício das actividades reguladas, nomeadamente, Alvará de Construção, Título de Registo, Licença de Mediação Imobiliária e Inscrição de Angariador Imobiliário.
Caracterização do sector imobiliário em Portugal
Segundo o INE (Instituto Nacional de Estatística), existem em Portugal mais de cinco milhões de imóveis, existindo uma tendência de estabilização neste número, conforme se verifica no gráfico abaixo.
O sector imobiliário na Póvoa de Varzim
A Póvoa de Varzim é segundo o último censo do INE, referente ao ano de 2001, um concelho com uma área de aproximadamente 82 Km2, distribuídos por 12 freguesias, e com uma população residente de cerca de 63.000 (sessenta e três mil) pessoas, e em que sensivelmente 44 % da população vive na cidade da Póvoa de Varzim.
Em 2001, estavam registados no nosso concelho cerca de 30.000 alojamentos familiares, sendo que mais de metade deles se situavam na cidade. Dos imóveis registados a esta data, 43 % foram construídos entre 1971 e 1990. É natural que entre o período que decorreu este último censo e a data de hoje, estas proporções possam já ter-se alterado, uma vez que no período de 2001 a 2009 foram edificadas muitas construções novas. Chamamos no entanto a atenção, que decorrente das actuais condições de mercado, económicas e sociais, é perfeitamente previsível que a construção na cidade abrande significativamente.
Segundo o INCI, e reportando-nos aos dados das empresas activas em finais de Outubro de 2009, existem registadas no nosso concelho 21 empresas de mediação imobiliária.
António Leite
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
terça-feira, 27 de outubro de 2009
Testemunho Profissional do Companheiro António Leite
Saudação às Bandeiras
Companheiros: Sá Couto, Liliana Pontes, António Leite, João Paulo e Afonso Pinhão Ferreira
Companheiro António Leite - Palestrante
O palestrantre, António Leite, António Maria Gomes, Joaquim Craveiro e Afonso Pinhão Ferreira
Companheiro Afonso Pinhão Ferreira
Serafim Afonso, Jorge Caimoto, Sá Couto e Saldanha Rosa
Liliana Pontes (Presidente do Rotaract da Póvoa de Varzim), Cláudia e Saldanha Rosa
Proença Fernandes e Carlos Sousa
Ala direita
Ala esquerda
Reunião de 27/10/09
sábado, 24 de outubro de 2009
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
END POLIO NOW-31 Outubro-Casino da Póvoa
Pagamento: Por cheque cruzado à ordem de Rotary Club Santo Tirso
Envio da Inscrição para:
Tesouraria:
Armindo Godinho da Silva – Rotary Clube de Santo Tirso
Rua Jornal de Santo Tirso – Edifício Vilalva – Sala 8 , 4780 – 484 Santo Tirso
Tlm: 917205453 – Tel: 252856727 – Fax: 252850217
armindo_godinho@iol.pt
mailto:rotarycstirso@gmail.com
http://www.rotarycstirso.org/index/
Envio da Inscrição para:
Tesouraria:
Armindo Godinho da Silva – Rotary Clube de Santo Tirso
Rua Jornal de Santo Tirso – Edifício Vilalva – Sala 8 , 4780 – 484 Santo Tirso
Tlm: 917205453 – Tel: 252856727 – Fax: 252850217
armindo_godinho@iol.pt
mailto:rotarycstirso@gmail.com
http://www.rotarycstirso.org/index/
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
Prémio "Santos Graça" - Homenagem ao melhor aluno do Secundário 2008/09
Reunião do dia 20/10/09
Maria João da Silva Serra - A melhor aluna do Ensino Secundário das Escolas do Concelho da Póvoa de Varzim, no ano lectivo 2008/09
Na Entrevista prévia: Alexandrina Silva (mãe), José Leão e a Maria João
Saudação à Bandeiras: Dr. Eduardo Lemos (Director da ESEQ), Dr. Luís Diamantino (Vereador da Cultura da CMPV), Américo Graça (Neto de Santos Graça), Maria João (Homenageada) e Afonso Fernando (Fundador do R. C. da Póvoa de Varzim)
A Mesa Principal: Dr. Eduardo Lemos, Dr. Luís Diamantino, Miguel Loureiro, Maria João e Américo Graça
Os Companheiros presentes
Alberto Eiras, dissertando sobre Santos Graça, Patrono do prémio
Alberto Eiras
Miguel Loureiro e Maria João
José Leão apresentando a homenageada
José Leão apresentando a homenageada
Dr. Eduardo Lemos, falando da melhor aluna da sua escola
Dr. Luís Diamantino, falando da melhor aluno das escola do seu Concelho
Miguel Loureiro, entregando o Memorial e o prémio
A Maria João sorrindo para a vida
Parabéns pelo teu exemplo
Parabéns pelo teu exemplo
terça-feira, 20 de outubro de 2009
"Santos Graça"
Passam 23 anos que o RCPV atribuiu pela 1ª vez o prémio "Santos Graça" e que mostra o "apreço em que temos o trabalho".
domingo, 18 de outubro de 2009
sábado, 17 de outubro de 2009
Abertura Solene da Universidade Sénior da Póvoa de Varzim - 16/10/09 - O Convívio
A "Abertura Solene"
Álbum fotográfico
A chegada e a espera
A mesa
O Coordenador da USPV - Serafim Afonso
Exma. Mesa
Senhores professores e alunos da Universidade Sénior
Minhas Senhoras e meus senhores
A Universidade Sénior da Póvoa de Varzim foi criada para proporcionar aos seniores oportunidades de aprendizagem e experiências de interacção em ambiente de leccionação informal.
Pretendíamos que fosse útil, contribuindo para o bem-estar e para a felicidade dos alunos.
Entra agora no terceiro ano de funcionamento. Não temos indicadores que nos permitam avaliar em que medida está ou não a corresponder às nossas intenções iniciais.
Para nossa satisfação, vamos tirando ilações, por exemplo:
A partir do número de inscritos, para este ano por volta dos 110;
Observando as manifestações de alegria no reencontro entre alunos, com os professores e com o nosso prezado colaborador, o Senhor José Carlos;
Pela disponibilidade com que muitos alunos dão sugestões pertinentes sobre o melhoramento dos espaços e dos currículos e fazem propostas no sentido de alargarmos o âmbito da nossa actividade, introduzindo também formas de maior ligação à comunidade.
Tudo isto numa atitude de quem acarinha a Universidade Sénior como pertença de todos e de cada um, e a pretende ver evoluir no melhor sentido.
São sinais que temos por positivos e que alimentam o nosso entusiasmo.
Do nosso ponto de vista, na Universidade Sénior observam-se motivações entusiásticas de aprendizagem e respira-se calor humano num elevado índice civilizacional. E isto apesar da precariedade das nossas condições de estar e de trabalhar.
Uma iniciativa destas, que oferece aprendizagens em catorze disciplinas e agrega tanta disponibilidade desinteressada, merecia ter muito do que não tem: espaços condignos, mobiliário adequado, equipamento informático actualizado e, porque não, uma biblioteca, um ginásio, um bar… Parece um sonho, para nós que estamos habituados a pensar pobre, sobretudo quando se trata de atender aos desejos culturais de uma parte da comunidade. Parece sonho, mas não é. A Universidade Sénior bem que merece as atenções dos poveiros e o apoio dos poderes públicos.
Para já, vamos sendo felizes com o que temos: muitos, simpáticos e bons alunos e as meninas dos nossos olhos, os nossos professores, sempre desinteressada e simpaticamente disponíveis para trabalhar, com elevada competência e total empenhamento.
Deixem-me sentir o prazer de citar rapidamente os seus nomes:
Dr.ª Conceição Milhazes, Dr. Juiz Eduardo Faria Antunes, Dr. Casimiro Sousa, Prof. José Abel Carriço, Dr.ª Maria Isabel Gomes Meneses, Dr.ª Isabel Costa, Dr.ª Maria do Carmo Caimoto, Dr. Gil da Costa, Dr. Alberto Costa, José Luís Sepúlveda e Pedro Lobo Martins.
É esta a Universidade Sénior da Póvoa de Varzim, instituição despretensiosa, que queremos seja um centro de cultura, de convívio, de alegria e de afectos, factor de aprofundamento do processo de humanização dos mais velhos, processo que a idade não pode interromper, nem afrouxar.