Seguidores

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Quem serve merece reconhecimento

Para assinalar a data, a Biblioteca Municipal organizou um programa de atividades para os dias 29 e 30 de novembro, destinado à comunidade em geral.
Na sexta-feira, 29, às 9h30, será aberta ao público a mostra documental “Da fachada do Orfeão Povoense ao edifício da Biblioteca Municipal”, dando a conhecer um pouco da história do edifício atual inaugurado a 30 de novembro de 1991.
Às 10h00, será dado a conhecer o processo de adesão da Biblioteca Municipal Rocha Peixoto à Rede de Bibliotecas Associadas da UNESCO. Mais de 500 bibliotecas em todo o mundo já são membros da rede. Atualmente, em Portugal são onze as Bibliotecas Públicas associadas. A participação nesta Rede Mundial confere às bibliotecas notoriedade e reconhecimento pelo seu papel de mediadores de informação junto da comunidade.
Depois deste anúncio, haverá uma sessão de Hora do Conto Especial  “Vamos descobrir as bibliotecas” de Luísa Ducla Soares para alunos do 1º CEB.
Às 16h00, o Município poveiro e o Rotary Club da Póvoa de Varzim assinam um protocolo de cooperação para o enriquecimento e organização da Biblioteca da Universidade Sénior - serviço do Rotary Club da Póvoa de Varzim, numa cerimónia a realizar nas instalações da Universidade Sénior.
No dia 30, sábado, às 18h00, será apresentado, na Biblioteca, o livro Aprendizagem Balnear de João Rios.
À noite, serão os mais novos a celebrar o aniversário da Biblioteca numa edição especial da iniciativa “Uma Noite na Biblioteca”, que terá como tema os “Saberes da Biblioteca”, à volta de dois ilustres poveiros, Eça de Queirós e Rocha Peixoto.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Rotários barcelenses promovem as Novas Gerações em Rotary

O Interact Club da Póvoa de Varzim foi o convidado
O Rotary Club de Barcelos pretende dinamizar os programas de Rotary para as Novas Gerações e realizou no dia 12 de novembro a 2ª reunião dedicada a este tema. O Interact Club da Póvoa de Varzim foi convidado para partilhar a sua experiência junto de jovens barcelenses.
A primeira reunião teve lugar a 29 e contou com a presença do Rotaract Club de Vila Nova de Famalicão.
A reunião começou com as boas-vindas dadas pelo presidente do Club rotário barcelense, Miguel Marote Henriques e com uma breve apresentação dos programas de Rotary para a juventude e da sua dimensão no mundo e em Portugal.
Depois desta apresentação e exibição de um pequeno vídeo, a reunião foi entregue à presidente do Interact Club da Póvoa de Varzim, Maria Arteiro.
A responsável do clube poveiro deu a conhecer a origem deste programa, o significado do seu símbolo, o seu lema e objetivos a que se propõe.
Com recurso à exibição de um vídeo, deu a conhecer grande parte das atividades do seu clube e do movimento interactista em Portugal.
O período que se seguiu foi de enorme entusiasmo e interação. Os interactistas poveiros contaram, um a um, a sua experiência no programa, a forma como aderiram e o prazer com que participam nas atividades e desenvolvem projetos. A representante do Interact no Distrito Rotário, Renata Leite, que também integra o clube poveiro, protagonizou um dos momentos mais animados da reunião. Renata deu a conhecer a sua paixão pelo Interact e a forma como seduziu outros membros do Club a ingressarem nele.
O dinamismo dos jovens presentes foi testemunhado pelo Companheiro António Fiúza, presidente do Gil Vicente Futebol Club, a quem foram colocados dois desafios: proporcionar a alguns jovens a emoção de assistirem a uma jogo de futebol e uma ação de divulgação da campanha de erradicação da Polio no relvado do Estádio Cidade de Barcelos, antes de um jogo da 1ª Liga.
A reunião terminou com as intervenções de membros de todos os Clubs presentes e uma troca de lembranças. O presidente do Rotary Cub de Barcelos foi presenteado com uma pequena formiga, mascote do Interact.
Com esta 2.ª reunião de apresentação dos programas de Rotary para as Novas Gerações ficou bem patente a importância dos Rotary Clubs envolverem os jovens em projetos de serviços à Comunidade. Ao formar laços com os jovens, os clubes cultivam futuros associados e revigoram-se com a energia e visão das Novas Gerações.