Seguidores

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Rotary faz hoje 109 anos! Celebremos!

No dia 23 de fevereiro de 2014, o Rotary International completa 109 anos de fundação. A data também é celebrada pelos rotários como o Dia da Compreensão Mundial e da Paz.
A instituição idealizada por Paul Harris foi fundada em Chicago, Estados Unidos, e atualmente está espalhada por 200 países, com mais de 1.200.000 de sócios em mais de 34.000 Rotary Clubs. Esta rede de voluntários dedica-se a trabalhar por grandes causas humanitárias, lutando contra a fome, a doença, a pobreza, o analfabetismo, entre outros males. O combate à poliomielite, End Polio Now, é uma das mais importantes missões do Rotary Internacional.
Os mais de 34.000 associados do Rotary International do mundo e todos os membros da nossa Família Rotária, como Interact, Rotaract e bolsistas Rotary pela Paz comemoram de diversas formas os serviços prestados em prol de um mundo melhor.
Vamos continuar o nosso trabalho incansável e dar resposta a todas as causas que fazem parte das nossas áreas de intervenção.

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Companheiro servindo a nossa comunidade

O nosso Companheiro Mestre Festas acompanha a ministra do Mar, expondo e reivindicando as ajudas para os prejuízos do mau tempo, que gerou mais estragos no mar do que em terra.
Assunção Cristas, ministra da Agricultura e Pescas esteve esta sexta-feira de manhã na Póvoa de Varzim, onde garantiu que vai agilizar o processo de candidaturas ao fundo de garantia salarial para os pescadores , como forma de fazer face às dificuldades que se fazem sentir nos últimos meses, devido ao mau tempo e à impossibilidade de saírem para pescar.
O anúncio de que existe uma dotação de 6 milhões de euros para este fundo foi feito numa visita da ministra ao porto de pesca local. Os pescadores devem fazer já as candidaturas, alertou a governante, ao invés de esperarem pelo fim do mau tempo. No local, Assunção Cristas foi alertada para o facto de, devido ao mau tempo, haver embarcações que não saem para a faina há mais de 2 meses, mostrando-se consciente “do momento difícil pelo qual passam os pescadores”.
“O fundo de compensação salarial tem uma verba elevada, são 6 milhões de euros. Mas, nos últimos anos, desde 2010 nunca foram utilizados mais de 250.000 euros por ano. O dinheiro não é problema, a única limitação são as regras europeias das ajudas do Estado e é com elas que temos de trabalhar”, disse a ministra, garantindo ainda: “tudo será feito para que o dinheiro chegue rapidamente aos pescadores necessitados”.