Seguem-se as férias e licença sem vencimento de administrador.
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Companheirismo
Reunião conjunta do Rotary Club da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde em 19-08-2000 na Casa da Mata.
Um processo mais abrangente de reconhecer
1ª Gala do Rotary Club de Mafra de reconhecimento profissional
Dentro do programa das comemorações do 20º Aniversário do Rotary Club de Mafra, a ocorrer no próximo dia 22 de Outubro, numa cerimónia pública com a presença de autoridades e órgãos da comunicação social, será atribuído pelo Clube, o Prémio de Reconhecimento Profissional 2010/11 a profissionais que se destacaram em várias actividades, tanto no sector público, como no privado.
Qualquer morador do Concelho de Mafra pode encaminhar ao Rotary Club de Mafra a indicação de um nome de um profissional que, a seu ver, se tenha destacado numa das áreas indicadas.
Para saber tudo: www.rotaryemmafra.blogspot.com
Contra a pobreza, a riqueza da diversidade cultural
Egípcios não fazem jejum de cultura durante o Ramadão
Os muçulmanos egípcios desfrutam neste fim-de-semana de um variado banquete cultural para festejar com fartura, música, dança e teatro o fim do jejum diário durante o mês do Ramadão, que este ano vai até o dia 9 de Setembro.
Ao cair do sol do último dia de Ramadão, muçulmanos e não muçulmanos, egípcios e estrangeiros, não só se deliciam com o "iftar" - refeição com a qual se rompe o jejum -, mas também aproveitam uma ampla oferta de atracções culturais, escassas noutras épocas do ano.
"Em geral, os eventos ao vivo não são comuns no Egipto", diz a responsável cultural Myriam Makhoul, encarregada de organizar a programação do centro cultural Darb 1718, localizado numa das zonas mais periféricas do Cairo Antigo, afastada dos tradicionais itinerários turísticos.
"Já que essas actividades são todas gratuitas, ajudamos as pessoas que nos rodeiam, os moradores do Cairo Antigo, que venham, desfrutem e tenham acesso a coisas que nunca viram antes", explica Makhoul.
Para ela, essa é uma forma de educar os mais pobres "para que tenham novos horizontes".
Só neste fim-de-semana, milhares de pessoas reuniram-se no Darb 1718 para participar de oficinas de artesanato, comprar em bazares coloridos peças feitas à mão, ouvir contos e cantar vigorosamente com bandas egípcias.
Efeméride do dia 24 de Agosto
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Para ser grande, sê inteiro
Para ser grande, sê inteiro:nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
Ricardo Reis
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.
Ricardo Reis
no fio da navalha - a propósito do critério editorial do blog do clube
Embora não tenha sido esta a “matriz” de blog que apresentei aos Companheiros, devo dizer que subscrevo o que o Compº Miguel Loureiro escreveu aqui e reputo como positivas a maioria das alterações por si introduzidas. A matriz actual, ao permitir uma maior liberdade exigirá também, na minha opinião, uma maior responsabilidade, por parte dos Companheiros/autores.
Embora, até ao momento, não haja nada a assinalar, entendo que alguns assuntos deverão merecer o maior cuidado na sua abordagem neste espaço do clube.
João Paulo Costa e Silva
Fotografias de Elliott Erwitt
Dicas do Presidente do Rotary International
Recursos para líderes do Rotary
O presidente do RI, Klinginsmith, oferece vários recursos para uma liderança rotária de sucesso.
- Menção Presidencial
- STAR (Treino Especial para Acção Rotária)
- Plano Cinco por Um
- Ray’s Rotary Reunions - Cidade do Cabo, África do Sul
- Directrizes para os Safaris de Projectos do Rotary
Foto daqui
Uma boa pergunta, que merece resposta!
Quem é o formador do seu clube?
Em Junho de 2010, em reunião do Conselho de Administração de RI, os seus membros incentivaram os clubes a terem o seu próprio formador do clube.
O formador do clube pode organizar a orientação dos novos sócios, oferecer oportunidades de formação contínua para os outros sócios e liderar um plano estratégico de reuniões.
Se o seu clube ainda não tem um, pense em nomear alguém com formação, ou experiência de ensino, que pode facilitar a formação no seu clube
Shelterbox através do Rotary em Portugal
Para que não se chame simplesmente “barracas”
O Rotary em Portugal já dispõe de uma Comissão da Shelterbox, para eventualmente poder acudir em calamidades, naturais ou não, no nosso país, ou em qualquer parte do mundo.
Cada unidade custa cerca de 500 € e pode e deve ser doada, ou por clubes ou sócios rotários, ou por quem se quiser associar, mesmo não pertencendo a este Movimento internacional.
Temos visto, infelizmente, a utilidade deste equipamento, a rapidez da ajuda, a capacidade de resposta para famílias e a durabilidade do equipamento, recentemente no Haiti e no Brasil.
Temos visto, infelizmente, a utilidade deste equipamento, a rapidez da ajuda, a capacidade de resposta para famílias e a durabilidade do equipamento, recentemente no Haiti e no Brasil.
Voluntariado nas autarquias
1.300 Jovens em acções de voluntariado, em Cascais
O primeiro programa a ir para o terreno foi o Maré Viva, há mais de dez anos, juntando-se depois o Natura Observa, vocacionado para o ambiente e que entrou este ano na quarta edição. A novidade deste Verão é o Cultura Social, no qual os jovens aprofundam as competências de cidadania, de relação com os outros, conhecem novas realidades sociais, além de apoiarem as instituições do concelho. Pelos vários programas de voluntariado passaram ao longo dos anos milhares de jovens. Este ano, estão em acção cerca de 1300.
"É uma experiência muito marcante na vida destes jovens. Muitos reconhecem que entram de uma forma e saem diferentes", explicou ao DN Maria João Silva, chefe da Divisão de Juventude e Conhecimento da Câmara Municipal de Cascais. Se alguns vêm a reboque dos pais ou motivados pelo dinheiro, acabam por ganhar experiência, adquirir novas competências, como o trabalho em equipa ou a liderança, e prestar uma serviço à sua comunidade. A maioria sublinha também como positivo a criação de novas amizades e a ocupação dos tempos livres de forma saudável e divertida.
Para todos os programas há formação. Por exemplo, no Maré Viva, os jovens aprendem socorrismo, conhecem a legislação que regula as actividades da praia, e os responsáveis têm ainda formação na área de liderança.
2 testemunhos = 2 exemplos
Voluntários trocam a praia pela companhia aos mais velhos
"Eu dou-lhe sempre umas abébias" diz, rindo, o senhor Carreira quando Ádama arrecada mais uma vitória no dominó. Ao lado, o senhor Pinto aponta a lápis a pontuação do jogo e Sara dá o mote para mais uma partida. A tarde passa-se devagar, mas é animada por estas duas caras jovens e sorridentes que vieram dar vida à casa.
Ádama tem 17 anos e Sara 22. Ambas estão como voluntárias no Centro de Convívio do Bairro do Rosário, em Cascais, ao abrigo de um programa de voluntariado promovido pela autarquia. O Cultura Social destina-se a proporcionar aos mais novos experiências na área de apoio social, cultural, protecção civil e animação de tempos livres e conta com cerca de 200 participantes. Foi lançado neste ano, mas é apenas um dos três programas de ocupação da juventude que decorrem no Verão.
Sua Voz, Sua Solução: Como substituir rotários que se estão a aposentar?
Baixas de sócios no clube
Este ano 5 dos sócios mais actuantes do seu clube anunciaram que se estão a aposentar e que mudarão de cidade. O que faz para compensar a falta que eles farão?
Wagner José disse: Pediria mais um acto de companheirismo, por tantos anos de serviços prestados (ultimo antes da aposentadoria). Que cada um apadrinhasse novo sócio para não acontecerem perdas no quadro social.
Jair disse: Tenham a ousadia de substituir os "donos do Rotary" e terão sucesso. Ninguém tem vontade de trabalhar para o Rotary quando percebe que uma "panelinha" de antigos "rotários" manda e desmanda e não dá oportunidade para ninguém. Carregar o piano, sempre, cansa e não anima ninguém a ajudar ninguém. Dar de Si sem Pensar em Si é o nosso lema. Agora, convenhamos, ser mandado pelos mesmos durante 20, 30, 40 anos é demais para mim.
Nelson Eberle disse: Acredito que a condição de aposentado seria a melhor época para actuação de um rotário. Quem é rotário não tira férias ou aposenta-se, quer cada vez mais dar de si antes de pensar em si. As oportunidades de relacionamento e de contribuição para fazermos um mundo melhor para se viver, deveria ser oferecida a todas as pessoas em todos os momentos. O Rotary é a organização que possibilita a qualquer pessoa sonhar muito alto, porque a probabilidade de realizar o sonho é de 99,99%. Todos os rotários têm a chance de realizar todos os seus sonhos, porque têm um mundo inteiro de pessoas com vontade de ajudar a concretizá-los. A incorporação contínua de novas pessoas no Rotary é a garantia de que alguma ausência, seja por qualquer motivo, poderá ser compensada. Quem abraça a causa rotária, f´-lo até que a morte os separe. Acredito que no céu, o rotário continua a iluminar os caminhos e os pensamentos da organização no planeta Terra. Nelson Eberle Rotary Club de Salete/SC Distrito 4650
Efeméride do dia 23 de Agosto
1980 - Última representação em Londres de "Jesus Cristo Superstar"
Jesus Cristo Superstar é uma comédia musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice em que a primeira representação teve lugar na Broadway em 1971. Foi representada 3.357 vezes, para 2 milhões de espectadores, durante um período de 8 anos.
Foi traduzida em 11 línguas e apresentada em 22 países.
domingo, 22 de agosto de 2010
No seguimento da notícia abaixo
A Rotary Foundation estabelece Fundo para ajudar as vítimas da enchente no Paquistão
Em resposta às enchentes que têm devastado a província Khyber Pakhtunkhwa no Paquistão desde 23 de Julho, o Conselho de Curadores da Rotary Foundation está a aceitar contribuições para ajudar a financiar projectos rotários de recuperação das áreas afectadas.
Os Rotários, Clubes e Distritos podem contribuir com doações em dinheiro e alocações do Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC) para o Fundo Rotary para Recuperação do Paquistão, administrado através do Programa de Subsídios Equivalentes da Rotary Foundation.
Nos seus pedidos, os parceiros de Subsídios Equivalentes podem fazer doações do FDUC e em dinheiro solicitando que sejam equiparadas pelo Fundo para o Paquistão durante 2010-11 e 2011-12.
Os pedidos recebidos pela Fundação para projectos de recuperação no Paquistão serão revistos de acordo com a ordem de chegada e aprovados pelos Administradores do Fundo para o Paquistão. Todas as directrizes e critérios de Subsídios Equivalentes actuais serão aplicados a estes projectos, incluindo restrições concernentes à construção e renovação.
Rotary também presente no Paquistão
Mais de 1.000 pessoas morreram nas inundações que atingiram o noroeste do Paquistão, na sequência de chuvas torrenciais. Estas inundações sem precedentes afectaram grande parte do território paquistanês.
Os Rotary Clubs dos respectivos Distritos, aparecem sempre para dar uma mão e estão lá para gerir as soluções para as calamidades, como o Rotary Club de Rawalpindi.
Imagem daqui
Contra a obesidade: +1 projecto de 1 Rotary Club
Incentivo para perder peso, sem a ditadura do emagrecimento
O projecto foi desenvolvido pelas nutricionistas Maria das Graças Carvalho de Souza (rotária) e Flávia Amaral Granato, com apoio do Rotary Clube São Dimas (Distrito 4310) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Piracicaba. "Antes de montar o grupo, sentia a necessidade de trabalhar com uma proposta que atingisse a qualidade de vida das pessoas, porque o aumento da prevalência da obesidade chega a ser considerada uma pandemia mundial e atinge todas as classes sociais", disse Maria das Graças.
Motivar as pessoas a ter uma alimentação e hábitos saudáveis, sem a ditadura do emagrecimento, mas aliando a perda de peso com uma vida melhor é o objectivo do Grupo Qualidade de Vida de reeducação alimentar, que foi criado este mês e está com inscrições abertas a interessados.
Elas explicaram que os factores, ambiental, emocional (stress), genético e o sedentarismo interferem na alimentação e podem levar a pessoa a não ter uma vida saudável. "No grupo orientamos também sobre as causas da obesidade e das doenças degenerativas".
As actividades ocorrem uma vez por semana (às quartas-feiras, das 14 às 16 horas e das 19 às 21 horas), duas horas cada encontro, no período da tarde ou da noite. O grupo tem 10 pessoas mas o objectivo é chegar a 40.
Uma das acções consiste em melhorar a auto-estima para as pessoas despertarem para a necessidade de ter uma vida mais saudável. "Os participantes recebem receitas alternativas e um cardápio para a dieta, que avalia a actividade profissional ou pessoal do participante e com opções, para não ficar um cardápio monótono e desestimulante", disse Flávia.
Para sabermos se somos (re)conhecidos…
Pesquisa - Grupos não-Rotários - R I
Veja o resultado da pesquisa realizada com grupos de não-rotários em 2008-09 e 2009-10.
O trabalho foi realizado com profissionais não-rotários nas seguintes categorias:
- do sexo feminino com 30 anos ou mais;
- do sexo masculino entre 30 e 45 anos.
Leia o material; provoque discussão no seu clube; apresente propostas para tornar o seu clube Maior, Melhor e Mais Audaz!
Postado no blog de ALCEU EBERHARDT - Coordenador Zonal de Rotary.
E nós trouxemos do blogue: Rotary – Distrito 4420 – Gestão 2010/11
Lembram-se? Salva da pobreza, por causa da natureza
A história de Rosita Chibure, salva da pobreza em Moçambique
Rosita Chibure descalça os sapatos e trepa, com cuidado, até ao ramo da árvore onde nasceu há 10 anos. A mãe Carolina, olha-a cá de baixo, do chão. |
“Tudo é possível”, diz Carolina ao relembrar o dia em que ela e a sua filha foram salvas, enquanto olha à volta para as palhotas da vila empobrecida que já não chama de casa.
As circunstâncias do nascimento pouco habitual de Rosita foram capturadas por uma câmara de televisão que se encontrava a bordo de um helicóptero de resgate, que sobrevoava as fortes cheias que afectaram Moçambique.
Enquanto o helicóptero mantinha o equilíbrio, mãe e filha foram puxadas dos ramos, depois o cordão umbilical foi cortado e, de repente, as suas vidas foram transformadas em celebridades.
Um pouco sobre Rosita e Carolina, hoje.
Mais um projecto de Rotary em marcha…
II Feira Rotary Saúde, Sesimbra
«Venha conhecer a sua saúde e boas práticas para uma vida saudável»
28 e 29 de Agosto de 2010 - Das 10.00 (sessão de abertura) às 19.00 horas, no Castelo de Sesimbra
O lema do Ano Rotário 2010/2011, «Fortalecer Comunidades – Unir Continentes”», tem duas das suas ênfases na Prevenção e Tratamento de Doenças, e na Saúde Materno Infantil. Sob tal compromisso, o Rotary Club de Sesimbra (Distrito 1960) promove este ano a “II Feira da Saúde”, que funciona como uma mostra de serviços de saúde e bem-estar, onde se procura esclarecer a comunidade residente e os visitantes do concelho, sobre a importância dos cuidados de saúde para uma vida saudável e equilibrada, em cada um de nós e para toda a população, através da promoção de cuidados básicos, prevenção de doenças e actividade salutar regular.
Notícia e imagem daqui
Efeméride do dia 22 de Agosto
1812 – Descoberta do sítio arqueológico de Petra na Jordânia
O explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt descobre a antiga cidade de Petra (na actual Jordânia), situada ao fundo de uma garganta, acessível apenas por um desfiladeiro de 1.600 metros de comprimento e 2 metros de largura. Capital dos Nabateus (Sec. V, aC), foi um importante centro de caravanas e uma rica cidade comercial. Anexada pelos Romanos no Séc. II, perdeu a sua importância com a conquista Árabe no Sé. VII.
A cidade tem muitos túmulos esculpidos nas falésias.
Foto daqui
sábado, 21 de agosto de 2010
"Prémio"
Não há 4 sem 5 e a “Em@ A PRETO E BRANCO OU A CORES” volta a presentear-nos com um selo, desta vez um "Prémio, Blog de Ouro", porque sim, mas só pode ser por amizade e obrigado e pront(us)!
O prémio tem obrigações, que sãos:
1º Colocar a imagem do selo no blogue; (estão a vê-lo)
2º Indicar o link do blogue que me indicou; (clique na imagem)
3º Indicar 3 blogues para receber o selo; (cumpri)
4º Comentar nos blogues indicados; (continuarei a fazê-lo)
Aproximando as Culturas Lusófonas II
Eventos e valorização da Língua Portuguesa no Ceará, com a “Casa da Lusofonia” em Fortaleza
A Casa da Lusofonia passa a ser uma realidade em Fortaleza, na Praia de Iracema, onde a Câmara Municipal expropriou o prédio onde funcionava o “La Tattoria” e o espaço vai ser reformado de imediato, passando a abrigar a Casa da Lusofonia e o Centro de Informações Turísticas de Fortaleza.
Será um espaço cultural de realização de eventos e mostras, que tenham a ver com a valorização do mundo cultural luso-brasileiro e da valorização da Língua Portuguesa. Ao lado irá funcionar o Instituto Cultural Iracema. Toda a região está a ser modernizada e serão abertas ligações ao Centro Cultural Dragão do Mar. Serão 22 intervenções em todo o bairro, todas atendendo ao padrão de acessibilidade, que atraiam visitantes de Fortaleza e de turistas.
A Casa da Lusofonia deverá manter ligações com parceiros em todo mundo lusófono, visando a criação progressiva de uma rede de estruturas do mesmo tipo e a consequente configuração de um circuito permanente de intercâmbio nesse espaço geocultural.
Casas de Lusofonia no Brasil
Para se entender(?) o que fazemos e não podemos… III
Das 12H00 de 28 de Junho às 12H00 de 21 de Agosto de 2010
Proveito monetário das operadoras telefónicas em Portugal até este momento.
4.155.792.340 € / 5.412.035.601 € (+-3.614.588.839€): -150.607.868 €/dia
Valor monetário dos lucros da banca em Portugal até este momento.
1.320.076.848 € / 1.719.120.432 (+399.043.584 €): 16.626.816 €/dia
Valor monetário dos lucros da EDP até este momento.
460.072.318 € / 599.151.725 (+139.079.407 €): 5.794.975 €/dia
Valor monetário das receitas do conjunto de Casinos até este momento.
171.121.276 € / 222.849.918 (+51.728.642 €): 2.155.360 €/dia
Novos desempregados até este momento.
87.026 / 113.334 (+26.308): 1.096/dia
Foto daqui
Aproximando as Culturas Lusófonas I
"Literatura oral" para alunos lusófonos
O Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), com sede na cidade da Praia, em Cabo Verde, acaba de editar a colectânea “Literatura Oral”. Coordenada pela sua directora-geral cessante, a linguista angolana Amélia Mingas, “Literatura Oral” tem uma substância pedagógica de suma importância.
O conjunto articula cinco publicações, totalizando meio milhar de páginas, que realçam os provérbios de todo o espaço lusófono, por um lado, e adivinhas, por outro.
São “livrinhos” sobre os contos de Angola, do Brasil e de Portugal, projecto que vai ser contínuo e que cobrirá, naturalmente, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-leste.
O conjunto de cinco volumes teve a colaboração de uma meia centena de especialistas, entre linguistas, antropólogos e historiadores que pertencem a instituições como a Universidade Agostinho Neto, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional da Cultura de Cabo Verde, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau, a Universidade Eduardo Mondlane, de Moçambique e do Fundo das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
A escolha do património põe em evidência, as tradições orais, aqui em três modalidades de expressão, nomeadamente “provérbio”, “adivinha” e “conto”. Esta opção foi absolutamente pertinente porque esta herança constitui um dos primeiros legados das civilizações. Com efeito, todas as culturas do mundo se desenvolveram tendo por base codificações orais.
A descida às origens desemboca, inevitavelmente, no verbo inicial tradicional tendo, portanto, posto em evidência este domínio cultural, presente em África, na América do sul, na Europa e na Ásia.
Subscrever:
Mensagens (Atom)