Seguidores

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Uma espécie de “critério editorial” do blogue…

Museu do Louvre: Pirâmide invertida
Raramente intervimos com opiniões pessoais (às vezes uma pequena provocação no título), procurando apenas dar visibilidade a notícias, filosofia e dicas operacionais sobre Rotary, intercalando notícias, filosofias e factos operacionalizados pela realidade do dia-a-dia, podendo parecer heresia, para alguns Companheiros mais ortodoxos, publicitar assuntos nesta área. Tentando explicar-me, darei apenas quatro razões:
1.    Pessoalmente, acho muito chato ler-se um site ou blogue só de “coisas” de Rotary, para aliciar potenciais aderentes e gabo a paciência de quem, não sendo rotário, o faz;
2.    Pessoalmente, acho que ser rotário, não é saber apenas as normas e projectos de Rotary, mas também saber ler e enquadrar a realidade, na filosofia e objectivo de Rotary;
3.    Pessoalmente, não me vejo partido em dois, com uma parte rotária e outra de cidadão, porque somos todos, apenas, cidadãos;
4.    Pessoalmente, acho que há certas causas (de várias áreas das ciências sociais), que produzem sempre os mesmos efeitos (de carácter social), que se forem alteradas (as causas), produzirão outros efeitos, retirando-nos, aos rotários e tantos outros cidadãos integrados em ONGs, o tal trabalho do 3º sector, ou sociedade civil.
Dito isto, muito sumariamente, em minha defesa, fui buscar algo dos Estatutos prescritos para todos os Rotary Clubs”, que diz no seu:
Artigo 13 - Assuntos comunitários, nacionais e internacionais
Secção 1 — Assuntos apropriados. Qualquer assunto que envolva o bem-estar geral da comunidade, da nação e do mundo é do interesse dos associados deste clube e é apropriado e pode ser estudado e discutido de maneira justa e imparcial em reunião do clube para o esclarecimento dos rotários na formação de suas opiniões individuais. No entanto, este clube não poderá expressar opinião a respeito de qualquer questão de controvérsia pública.
Seção 2 — Não serão feitas recomendações. Este clube não endossará nem recomendará candidatos a cargos públicos, nem discutirá em qualquer das suas reuniões os méritos ou deméritos de tais candidatos.
Seção 3 Apolíticos.
(a) Resoluções e pareceres. Este clube não adoptará, nem fará circular resoluções ou pareceres, nem tomará medidas com referência a questões mundiais ou problemas internacionais de natureza política.
(b) Apelos. Este clube não dirigirá apelos a clubes, pessoas ou governos e não enviará cartas, discursos ou planos propostos para a solução de problemas internacionais específicos de natureza política.
Pelo transcrito e tendo em conta que as reuniões dos clubes são abertas a não-rotários, não tenho dúvidas de que o “critério editorial” se enquadra nas normas mais ortodoxas de Rotary, com a vantagem de poder seduzir aqueles que, ou não nos conhecem, ou começam a admirar o que fazemos, quando fazemos.
Miguel Loureiro - Relações Públicas do RC da Póvoa de Varzim
  • Nota – A grande maioria dos pouquíssimos comentários que fazem no nosso blogue, é feita por não-rotários… Estranho? Ou défice de discussão entre nós, rotários?

Sem comentários: