Seguidores

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Universidade Sénior – Testemunho

Se o que me pedem é um testemunho sobre a Universidade Sénior (criada pelo Rotary Club da Póvoa de Varzim em 27 de Novembro de 2007), então acedo com prazer, porque é um privilégio falar de uma instituição exemplar, ao serviço da comunidade em que se insere.
                 É exemplar porque sem fins lucrativos, onde todos: membros da direção, professores (Dr. Gil da Costa, Dr.ª Isabel Costa, Arquiteto Miguel Loureiro, Dr. José Maciel, Dr.ª Maria do Carmo Caimoto, José Luís Sepúlveda, Orlando Postiga Simão, Dr.ª Conceição Milhazes, Dr. Alberto Costa, Dr. Abel Carriço, Dr.ª Isabel Gomes, Professor João Silva) e Colaborador Senhor José Carlos, desempenham as suas funções com total dedicação, elevado índice de qualidade e graciosamente;
                É exemplar pela diversidade de disciplinas da oferta escolar (Cuidados de Saúde, Danças de Salão, Oficina de Artes Visuais, Filosofia, História, Informática I, Informática II (Internet), Inglês II, Inglês V, Literatura, Música, Psicologia, Instrumentos Musicais (Cavaquinho), Ginástica de Manutenção e Hidroginástica), a que acresce o coro, o conjunto dos cavaquinhos e, em breve, o grupo de teatro;
                É exemplar porque reúne os benefícios de um espaço de aprendizagem, de interação saudável e de afetos, características harmoniosamente conciliadas no sentido da felicidade das pessoas envolvidas.
                Está no 5.º ano de funcionamento. Em cada um dos primeiros três anos de existência inscreveu 120 alunos e, em 2010/2011, 137, número de que nos aproximamos no ano corrente, pesem embora os reflexos da “crise”.
                Curiosamente, tem-se repetido a tendência no sentido de que 2/3 dos alunos são senhoras e 1/3 cavalheiros.
                Por idades, tivemos, em 2010/2011: dois alunos com mais de 90 anos; outros dois na casa dos 80; 24, entre 70/79; 80, de 60 a 69; 26, entre 50 e 59.
                Numa análise possível, sem garantia de rigor, admitimos que a formação académica dos alunos, também em 2010/2011, se distribuía como segue: 22% com curso superior (universitário); 29% com curso médio; 39% com o curso dos liceus ou equiparado (ensino secundário); 10% com a 4.ª classe ou ensino preparatório.
                Tem sido um êxito a atuação do coro, em público, nos eventos internos e nas instituições de solidariedade social (a cantar as janeiras);
                O conjunto dos cavaquinhos está em franco progresso. Já participou na reunião festiva de aniversário do Rotary Club da Póvoa de Varzim e prepara-se para as primeiras exibições públicas.
               Os passeios escolares, três por ano, sempre especialmente agradáveis, não têm chegado para as encomendas.
               Pelo que dissemos e pelo muito que fica por dizer, a Universidade Sénior da Póvoa de Varzim é já motivo de orgulho para o Rotary Club da Póvoa de Varzim e bem que o pode ser para todos os poveiros.
O Director,
Serafim Amaro Afonso

Sem comentários: