Decorreu
na Universidade Sénior do
Rotary Club da Póvoa de Varzim, uma palestra sobre “Os Serviços Públicos Essenciais”, proferida por Pedro Sousa,
Diretor do Tribunal do Vale do Ave (Triave).
Serafim
Afonso (USRCPV), Pedro Sousa (TRIAVE) e Ana Paula Azevedo (CIAC)
|
A
iniciativa, organizada pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor –
CIAC – do Município, em parceria com o Centro de Arbitragem de Conflitos de
Consumo do Vale do Ave – TRIAVE e com a Universidade Sénior do Rotary Club da
Póvoa de Varzim, tinha como objetivo informar os alunos sobre alguns dos seus
direitos relativamente à prestação dos serviços públicos essenciais.
Pedro
Sousa referiu-se a vários aspetos como: fornecimento de água, de energia
elétrica e de gás; serviços de comunicações eletrónicas (telefone, internet, TV);
serviços postais; serviço de saneamento e serviço de recolha de lixo.
Esclareceu
os presentes sobre alguns dos seus direitos relativamente à prestação dos
serviços públicos essenciais, alertando para os cuidados a ter na contratação
desses serviços, nomeadamente os períodos de fidelização.
O
Diretor do TRIAVE referiu-se ainda a situações contratuais, bem como a forma e
os meios de resolverem os conflitos que digam respeito a estes serviços. De
acordo com a Lei nº 6/2011 que estabelece a criação de um mecanismo de
arbitragem necessário no acesso à justiça por parte dos utentes de serviços
públicos essenciais: “Os litígios de consumo no âmbito dos serviços públicos
essenciais estão sujeitos a arbitragem necessária quando, por opção expressa
dos utentes que sejam pessoas singulares, sejam submetidos à apreciação do
tribunal arbitral dos centros de arbitragem de conflitos de consumo legalmente
autorizados. Quando as partes, em caso de litígio resultante de um serviço
público essencial, optem por recorrer a mecanismos de resolução extrajudicial
de conflitos suspende-se no seu decurso o prazo para a propositura da ação
judicial ou da injunção.” (Diário da República, 1.ª série —n.º 49 — 10 de Março
de 2011).
Para
além dos vários esclarecimentos prestados, foram discutidos casos práticos
apresentados pela assistência.
E
porque o município reconhece a importância da comunidade se manter informada,
lembramos que existe, no edifício dos Paços do Concelho, um Centro de
Informação Autárquico ao Consumidor – CIAC que tem como missão promover e
salvaguardar os direitos dos consumidores e tem ainda as seguintes funções:
Prestar
informação aos consumidores;
Receção
e acompanhamento das reclamações;
Realizar
a mediação de conflitos de consumo;
Promover
ações de informação e sensibilização junto das escolas, das associações ou de
grupos sociais;
Encaminhar
os consumidores ou as respetivas queixas para as entidades competentes para a
sua resolução quando a mediação não resulte ou não seja da sua competência.
O
Rotary Club da Póvoa de Varzim e a Direção da sua Universidade Sénior agradecem
aos intervenientes a disponibilidade e espera enveredar por ações do mesmo
cariz.
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