A "Doutrina do Choque", de Naomi Klein
Naomi Klein (Montreal, 1970) é uma jornalista, escritora e activista canadiana. A carreira de escritora de Klein começou cedo com contribuições ao jornal The Varsity na Universidade de Toronto e escrevia sobre feminismo.
Em 2000 publicou “No Logo” (em português “Sem Logo - A Tirania das Marcas em Um Planeta Vendido”), que para muitos se transformou num manifesto do movimento antiglobalização. O livro traz efeitos negativos da cultura consumista e as pressões impostas de grandes empresas sobre os seus trabalhadores.
Em 2002 publica “Fences and Windows” (em português “Cercas e Janelas”), uma colecção de matérias sobre o movimento antiglobalização no mundo, o movimento zapatista e os protestos contra OMC e FMI.
Klein escreve regularmente nos jornais The Nation, In These Times, Canada's The Globe and Mail, This Magazine e The Guardian.
Em Setembro de 2007 Naomi Klein publicou o livro “The Shock Doctrine: The Rise of Disaster Capitalism” (em português “A Doutrina do Choque: a Ascensão do Capitalismo de Desastre”), no qual descreveu como as empresas se aproveitam dos desastres naturais, das guerras ou outros choques culturais para avançar com políticas económicas de liberalização, produzindo o empobrecimento das populações, o enriquecimento de uma minoria sem escrúpulos e, normalmente, tumultos que os governos apagam com o uso da força.
Ficção? □ Mentira? □ Coincidência? □ Realidade? □
Sem comentários:
Enviar um comentário