Seguidores

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Programa de Janeiro

Programa para o mês de Janeiro/09
Mês da Consciencialização Rotária

Dia 7 - 4ª feira 20:30 - Reunião de Jantar – Visita Oficial do Governador Novotel Vermar

Dia 13 21:30 – Reunião de Café e Companheirismo – Tema a abordar: Apresentação de propostas sobre o Profissional do Ano.

Dia 20 21:30 – Reunião de Café e Companheirismo. Tema a abordar: “As Novas Reformas do Ensino Superior”, pelo Compº Afonso Pinhão Ferreira Novotel Vermar

Dia 27 21:30 – Assembleia-Geral: Eleição dos Presidentes do Clube para os anos 2009/2010 e 2010/2011 Novotel Vermar

Atenção: A Visita Oficial do Golvernador será na primeira 4ª Feira do mês e não 3ª Feira como habitualmente.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Rastreio ao Cancro Gástrico

SECÇÃO: Sociedade
Rastreio ao cancro gástrico do Rotary Club de S. João da Madeira

Rastreio ao cancro gástrico revela 10 resultados positivos

Foram 250 as pessoas que se submeteram no dia 15 de Junho deste ano a um rastreio ao cancro gástrico. Dos testes realizados, dez revelaram um resultado positivo. Ou seja, quatro por cento. Florinda Cardoso, rotária e cirurgiã no hospital de S. João da Madeira, sublinha que o facto do teste dar positivo não significa automaticamente que a pessoa tenha cancro. “As pessoas devem ficar calmas porque o único exame que dá um diagnóstico preciso é a endoscopia e a biopsia”, frisa, explicando que “o rastreio só indicia as pessoas que ou estão numa fase inicial ou que tenham tendência a desenvolver futuramente o cancro”. A título de exemplo, Florinda Cardoso refere o caso de uma das dez pessoas notificadas cuja endoscopia revelou um estado de saúde normal.
Por isso, o ideal é que depois de conhecerem o resultado do rastreio, que serve apenas como despiste, se dirijam ao médico de família para fazerem os exames necessários. Nesse sentido, as cartas enviadas aos rastreados com algum indício de possuir ou ter tendência a desenvolver a doença fazem-se acompanhar de uma carta fechada, a ser entregue ao médico de família, e de um envelope que os notificados podem usar para enviar os resultados da endoscopia para o hospital da Póvoa de Varzim, parceiro do Rotary Club de S. João da Madeira e do Centro Médico da Praça nesta acção.
Devido ao sucesso da acção levada a cabo em Junho passado, o Rotary está a considerar fazer um novo rastreio ao cancro gástrico no início de 2009.
Por: Andreia A. Barbosa

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Programa de Dezembro

Programa para o mês de Dezembro/08
Mês da Família

Dia 2 21:30 - Reunião de Café e Companheirismo - Cerimónia de atribuição do “Prémio Santos Graça” Novotel Vermar

Dia 9 21:30 – Reunião de Café e Companheirismo – Tema: Universidade Sénior – Um ano de actividade e perspectivas de futuro Local: Novas Instalações da Universidade Sénior – Rua da Lapa, nº 23.

Dia 16 20:30 – Jantar de Natal Novotel Vermar

Dia 23 21:30 - Reunião de Café e Companheirismo Novotel Vermar

Dia 30 21:30 – Reunião de Café e Companheirismo Novotel Vermar