Seguidores

terça-feira, 26 de maio de 1970

Historia do RCPV

1. O ROTARY NO MUNDO, EM PORTUGAL E NA PÓVOA DE VARZIM

Nascido em 1905 e confinado aos Estados Unidos até 1912, Rotary teve neste período uma expressão muito reduzida.
Em 1926 a fixação do Rotary em Portugal não foi fácil conotando o movimento com outras associações secretas, como a Maçonaria e a Igreja e o poder político manifestaram declaradamente a sua posição. A igreja, de forma mais frontal proibiu os clérigos de aderirem ao movimento rotário e aconselhava os crentes a fazerem o mesmo.
O Poder Político utilizava a via legislativa de uma forma mais subtil e agia através da censura.
Houve dificuldades de instalação de vários clubes, de que são exemplo: R.C. de Braga, R.C. de Viana do Castelo, R.C. de Guimarães, R.C. de Matosinhos, R.C. de Faro, R.C. de Portimão e R.C. da Póvoa de Varzim.
Em 58/59, o Papa João XXXIII recebe o presidente do R.I. – Clifford Randall, dando-se um passo importante no desfazer de equívocos.
Em 20 de Março de 1965, Paulo VI recebe uma representação de Rotários e a partir daí o próprio clero é livre de frequentar e de se filiar no Rotary.
A instalação do R.C. da Póvoa de Varzim, em 1964, só foi possível depois de vencer resistências, más vontades, acusações infundadas, que levou à desistência de alguns sócios fundadores.
2. CLUBE PADRINHO - R.C. de Matosinhos.
3. INSTALAÇÃO PROVISÓRIA – 7 DE Março de 1964
Estiveram presentes no Grande Hotel representantes de 11 clubes dos 23 então existentes: Lisboa, Almada, Ovar, Amarante , Viana do Castelo, Guimarães, Braga, Aveiro, S. João da Madeira, Matosinhos e Porto. Presidiu à reunião o Dr. Flávio Borges de Sousa, presidente do R. C. de Matosinhos.
4. ADMISSÃO EM ROTARY – 25 de Maio de 1964
5. N.º DE INSCRIÇÃO EM ROTARY - 12021
6. ENTREGA DA CARTA CONSTITUCIONAL – 5 de Julho de 1964 - GOVERNADOR - Fernando Oliveira, do R.C. de Aveiro.