Seguidores

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Museu da Escravatura - Luanda

O Museu Nacional da Escravatura encontra-se na estrada que liga Luanda à Barra do Kwanza.

A sede do Museu situa-se no interior de uma capela do século XVII, a denominada "Capela da Casa Grande", localizada no Morro da Cruz, bairro afastado da cidade de Luanda.

O Museu da Escravatura de Angola é uma das instituições mais destacadas do país, e, de acordo com informações obtidas, foi criado com o objectivo de informar sobre a génese da essência da história da escravatura em Angola.

A Capela da Casa Grande, onde se localiza o Museu, é de grande representatividade histórica, pois era o lugar onde os escravos eram baptizados antes de embarcar nos navios negreiros que os levavam às colónias.

Museu Nacional da Escravatura
End: Capela da Casa Grande
Morro da Cruz – Luanda – Angola
Horário: das 09 às 16 h

Foto e texto do: http://fotoangola.weblog.com.pt/

Escravatura

Painel: Escravatura, de Abelardo da Hora

La Valse d'Amelie

terça-feira, 4 de agosto de 2009

23 de Agosto – Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravos e a sua Abolição




Quando a escravatura acabou, todos devem ter pensado que tinha sido de vez. Um fenómeno sócio-político de má memória chegara ao fim e não mais voltaria, terão pensado alguns.
Durante algum tempo assim sucedeu, pelo menos na face visível do fenómeno, já que nas zonas mais escuras, mais escondidas do controlo e da lei, tivesse continuado a haver escravos, não vendidos ou negociados, mas apenas explorados.
De 1415 a 1878, a escravatura teve existência legal. Desde a participação activa dos chefes africanos na captura e venda aos negreiros, da Igreja (especialmente dominicanos e jesuítas (estes possuindo mesmo navios destinados ao comércio dos escravos), até ao próprio Infante que, em 1443, chamou a si o monopólio da sua exploração, foram imensas as ramificações e tornou-se evidente uma organização perfeita, que se estendia das redes de captura, aos locais próprios de embarque e aos navios adaptados para este fim, não sendo descurados aspectos menores como a devida avaliação dos escravos, a sua marcação a ferro e, por fim, o leilão.
Supõe-se que durante esse tempo terão sido traficados 30 milhões de africanos.
Excerto do artigo de CVR

sábado, 1 de agosto de 2009

Objectivos de Rotary:


1º - O companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;

2º - O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas da ética profissional:

3º - A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada;

4º - A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.

Programa de Agosto

(clic na imagem para ampliar)

Programa 2009-2010(actualizado)