Seguidores

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Maria da Conceição Nogueira

Maria da Conceição Nogueira, actual directora do Boletim Cultural da Póvoa de Varzim, foi esta terça-feira, distinguida pelo Rotary Club como a "Profissional do Ano".

Professora de Português e Francês ao longo de trinta anos na Escola Secundária Eça de Queirós é assim que Maria da Conceição Nogueira gosta de ser conhecida na sua terra. No Boletim Cultural sempre colaborou com textos.
"Ao presidente do Rotary eu disse que o Boletim não era para mim uma profissão e eu acho que não devia ser-me atribuído o prémio", defendeu a homenageada, que acrescentou que o Boletim é o fecho da sua profissão: "eu trabalho com entusiasmo e com paixão porque é um trabalho que gosto". A este jornal salientou que "evidentemente que tenho que agradecer a distinção mas vou salientar bem, e é isso que eu sinto, o prémio não é dirigido à minha pessoa. É ao trabalho que se desenvolve nesta biblioteca em prol da nossa terra. O coordenador editorial, Dr. Manuel Costa, e toda a equipa de funcionários da biblioteca que trabalham na edição, produção e divulgação do Boletim".
No Boletim Cultural, Maria da Conceição Nogueira, escolhe os colaboradores e dirige-lhes o seu pedido. "Tenho sido muito bem aceite", sublinhou. Depois procede à revisão dos artigos. "Eu era incapaz de ser directora e publicar algo sem antes ler o que lá vai", acrescentou.
"É gratificante o nosso trabalho ser reconhecido e nessa medida agradeço. Agora eu não queria de maneira nenhuma ser posta em foco porque nunca trabalhei para isso. Gosto de trabalhar escondida. De qualquer modo evidentemente que estou grata ao Rotary Club", sublinhou a licenciada em Filologia Românica, no ano de 1968.
Não se considerando uma investigadora, Maria da Conceição admite que se tem debruçado sobre espólios existentes na Biblioteca Municipal Rocha Peixoto e fez trabalhos para os dois últimos volumes baseados na epistolografia ali existente. "Nessa medida serei investigadora", admitiu.
O convite para a direcção do Boletim Cultural surgiu após a morte de Monsenhor Amorim, director, e de Manuel Lopes, coordenador editorial, que ainda em vida pediu a Maria da Conceição para fazer a revisão do volume 40, no ano 2006, exactamente o número que assinalou a mudança do Boletim, aparecendo com mais imagens que complementam o texto.
Com o falecimento de Manuel Lopes, "Luís Diamantino convida-me para um café e diz que me vai fazer uma proposta para a qual não aceita uma recusa. E a verdade é que eu não fui capaz de lhe dizer que não. E eis porque estou então desde o volume 41 na direcção", referiu a directora do Boletim.
Sob a direcção de Maria da Conceição Nogueira são publicados os volumes 41, 42, 43 e 44, sendo de publicação anual. O próximo, volume 45, será sobre o centenário da República na Póvoa de Varzim e a ser publicado no próximo ano.
Após alguma recusa inicial face à nova imagem do Boletim, verificou-se que as últimas edições têm esgotado, algo que nunca antes tinha acontecido. Em parte deve-se à promoção do lançamento do Boletim Cultural, evento que começou a ser realizado aquando da mudança da publicação.
"Convocamos a Póvoa inteira para esse evento e temos até recebido apelos para ir lançar o Boletim a outras bibliotecas", contou a directora. O Boletim Cultural da Póvoa de Varzim já foi apresentado na Sociedade de Geografia de Lisboa, onde estiveram presentes inúmeros poveiros residentes na capital. De seguida, a edição foi levada a Baião, Carrazeda de Ansiães, e também à Biblioteca Municipal do Porto. A última apresentação foi na Biblioteca Florbela Espanca, em Matosinhos. "Acho que isto diz muito da aceitação do nosso Boletim Cultural", concluiu Maria da Conceição Nogueira.
O Boletim Cultural foi fundado em 1958, por Fernando Barbosa e continuado, após a sua morte, pelo irmão Jorge Barbosa.

Sem comentários: