No dia 1 de Setembro, na reunião conjunta dos Roratry Clubs da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, na palestra proferida pelo Eng. Paulo Queirós, Administrador-Delegado das “Águas do Ave, SA”, que contou com a presença do Presidente da Câmara da Póvoa de Varzim, Dr. Macedo Vieira, o representante da Câmara de Vila do Conde e Vereador do Ambiente, Professor Doutor Vítor Costa e o Governador Civil de Braga, José Ferreira Lopes, foi a garantido que a ETAR do Ave, situada em Tougues, Vila do Conde, estará pronta em Junho de 2010, conforme o previsto.
Registou-se ainda que esta ETAR passou por dificuldades para a sua concretização, mas a população vai ser melhor servida com este equipamento de maior dimensão e mais sofisticado do que tinha sido inicialmente previsto para a região, sendo uma das melhores ETAR’s do norte de país e uma solução arrojada e altamente qualificada, pois é uma estação de tratamento de águas residuais da terceira geração.
O Eng. Paulo Queirós esclareceu que o calendário definido tem sido cumprido “ao pormenor”, sendo que no início de 2008 realizou-se a avaliação do impacto ambiental, seguiu-se a adjudicação da obra, que teve início em finais de 2008, não há qualquer atraso, havendo mesmo um nível de execução de 90% no que diz respeito a trabalhos de terrenos, ultrapassando os 35% na construção civil e cerca de 16% em equipamentos, o que permite afirmar que em Junho de 2010 estamos em condições de começar a operar.
Paralelamente, está-se a dar início à construção de interceptores, sendo
A infra-estrutura está integrada num plano de investimento alargado. Assim, e em apenas três anos, o Sistema Multimunicipal, para além da já anunciada ETAR do Ave, construirá mais de
Reafirma-se assim a importância do trabalho da Águas do Ave e dos Municípios, para a qualidade de vida das populações e para a protecção dos recursos hídricos desta vasta área territorial, já que permitirá que os efluentes a ser lançados no rio Ave não só o despoluam, como corrijam o seu caudal.
As infra-estruturas do sistema
No município de Póvoa de Varzim, temos os seguintes dados fundamentais:
População servida: 116.000 Habitantes-equivalentes (aprox.)
Caudal tratado: Caudal médio anual – 4.370.000 m3/ano
Infra-estruturas: 2 ETARs
8 Estações Elevatórias
Investimento total: 11,6 milhões de euros
No município de Vila do Conde, temos os seguintes dados fundamentais:
População servida: 107.000 Habitantes-equivalentes (aprox.)
Caudal tratado: Caudal médio anual – 4.220.000 m3/ano
Infra-estruturas: 1 ETAR
11 Estações Elevatórias
Investimento total: 18,2 milhões de euros
3 comentários:
Comp. Presidente,
Dou as minhas felicitações por mais uma reunião conjunta com vila do Conde, que teve uma adesão bem boa e pela palestra que ontem tivemos oportunidade de ouvir. De facto, julgo que a ETAR é uma obra necessária e que vai trazer muitos benefícios para as nossas comunidades.
Um abraço.
Carlos Costa
Até que enfim que alguém se mexe e mexe nesta coisa.
Parabéns a todos os que compareceram e comeram...
Realmente, comer e ouvir alguém falar não é incompatível.
Companheiro Carlos Costa
Esqueci de agradecer o referido.
Obrigado pela pequena parte que me toca.
Enviar um comentário