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quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Outubro - Mês dos Serviços Profissionais - Reunião de 13/10/09


Testemunho do Companheiro Gonçalves Pereira

Saudação às Bandeiras - Companheiros: Saldanha Rosa, Jorge Caimoto, Gonçalves Pereira, Proença Fernandes e João Paulo Costa e Silva

A DISTRIBUIÇÃO AUTOMÓVEL
• Características
• Canal de distribuição curto
• Fabricante
• Importador (na maioria dos caso é um escritório de representação do próprio fabricante)
• Distribuidores. (concessionários)
1. Colocam o produto ao dispor do cliente directamente
2. Ou através de um rede de agentes que tem de ser autorizados também pelo fabricante
• AMBIENTE
• Actividade económica orientada por um regulamento especifico da comissão europeia (BER)
• Define dois tipos de distribuição.
1. Selectiva Exclusiva
2. Selectiva Qualitativa e Quantitativa
3. Os dois implicam critérios rigorosos de selectividade.
• Três níveis de contratos
1. Distribuição de viaturas
2. Reparação de viaturas
3. Distribuição de peças
• Actividade de grande impacto económico
1. Pela criação de emprego.
2. Pela criação de riqueza.
3. Pela receita fiscal que proporciona.
4. Pelas suas externalidades (emissões CO2)
• Actividade muito condicionada á estabilidade económica.
• Muito afectada de forma directa pelas contracções económicas e financeiras.
1. Socialmente a actividade da distribuição automóvel tem duas características.
2. Por um lado proporciona momentos de deslumbramento através da emoção do automóvel e do seu estatuto de “Objecto Social”
3. Por outro, é uma actividade muito dependente da estabilidade social e do bom desenvolvimento das sociedades.
4. Tem em todos os países desenvolvidos, grande impacto no emprego.
• Ao nível tecnológico, a indústria e distribuição automóvel estão em patamares elevados de desenvolvimento.
1. Quer ao nível da concessão e desenvolvimento do produto.
2. Quer ao nível das tecnologias aplicadas no processo produtivo.
3. Quer ao nível dos processos da logística e da distribuição.
• Condicionantes para os distribuidores
• Actividade que consome grandes recursos:
1. Para fazer face à movimentação de produtos de elevado preço e para financiar a cobrança de impostos.
2. Para a manutenção de equipas tecnicamente bem preparados.
• Ao nível dos recursos humanos.
1. Deficiente oferta de recursos humanos qualificados em profissões específicas.
2. Necessidade de grandes investimentos em formação.

Companheiro Alberto Gonçalves Pereira

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