A "Abertura Solene"
Álbum fotográfico
A chegada e a espera
A mesa
O Coordenador da USPV - Serafim Afonso
Exma. Mesa
Senhores professores e alunos da Universidade Sénior
Minhas Senhoras e meus senhores
A Universidade Sénior da Póvoa de Varzim foi criada para proporcionar aos seniores oportunidades de aprendizagem e experiências de interacção em ambiente de leccionação informal.
Pretendíamos que fosse útil, contribuindo para o bem-estar e para a felicidade dos alunos.
Entra agora no terceiro ano de funcionamento. Não temos indicadores que nos permitam avaliar em que medida está ou não a corresponder às nossas intenções iniciais.
Para nossa satisfação, vamos tirando ilações, por exemplo:
A partir do número de inscritos, para este ano por volta dos 110;
Observando as manifestações de alegria no reencontro entre alunos, com os professores e com o nosso prezado colaborador, o Senhor José Carlos;
Pela disponibilidade com que muitos alunos dão sugestões pertinentes sobre o melhoramento dos espaços e dos currículos e fazem propostas no sentido de alargarmos o âmbito da nossa actividade, introduzindo também formas de maior ligação à comunidade.
Tudo isto numa atitude de quem acarinha a Universidade Sénior como pertença de todos e de cada um, e a pretende ver evoluir no melhor sentido.
São sinais que temos por positivos e que alimentam o nosso entusiasmo.
Do nosso ponto de vista, na Universidade Sénior observam-se motivações entusiásticas de aprendizagem e respira-se calor humano num elevado índice civilizacional. E isto apesar da precariedade das nossas condições de estar e de trabalhar.
Uma iniciativa destas, que oferece aprendizagens em catorze disciplinas e agrega tanta disponibilidade desinteressada, merecia ter muito do que não tem: espaços condignos, mobiliário adequado, equipamento informático actualizado e, porque não, uma biblioteca, um ginásio, um bar… Parece um sonho, para nós que estamos habituados a pensar pobre, sobretudo quando se trata de atender aos desejos culturais de uma parte da comunidade. Parece sonho, mas não é. A Universidade Sénior bem que merece as atenções dos poveiros e o apoio dos poderes públicos.
Para já, vamos sendo felizes com o que temos: muitos, simpáticos e bons alunos e as meninas dos nossos olhos, os nossos professores, sempre desinteressada e simpaticamente disponíveis para trabalhar, com elevada competência e total empenhamento.
Deixem-me sentir o prazer de citar rapidamente os seus nomes:
Dr.ª Conceição Milhazes, Dr. Juiz Eduardo Faria Antunes, Dr. Casimiro Sousa, Prof. José Abel Carriço, Dr.ª Maria Isabel Gomes Meneses, Dr.ª Isabel Costa, Dr.ª Maria do Carmo Caimoto, Dr. Gil da Costa, Dr. Alberto Costa, José Luís Sepúlveda e Pedro Lobo Martins.
É esta a Universidade Sénior da Póvoa de Varzim, instituição despretensiosa, que queremos seja um centro de cultura, de convívio, de alegria e de afectos, factor de aprofundamento do processo de humanização dos mais velhos, processo que a idade não pode interromper, nem afrouxar.