Seguidores

sábado, 14 de janeiro de 2012

Serafim Amaro Afonso

A Inspecção do Ensino em Portugal
No Período da Ditadura Nacional
De
A. Henriques Carneiro
Serafim Amaro Afonso

O livro que se apresenta – cumprindo o princípio louvável que prevê a divulgação neste Blog dos trabalhos de natureza intelectual e artística produzidos por membros do Rotary Club da Póvoa de Varzim – foi elaborado em co-autoria com o também inspetor escolar António Henriques Carneiro e editado pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Como o título indicia, pretendemos recolher, analisar e organizar a informação dispersa sobre a história da Inspeção Escolar em Portugal, neste caso durante o período da Ditadura Nacional – 28 de maio de 1926 a 11 de abril de 1933 – de modo a preservá-la e torná-la acessível aos eventuais interessados nesta área de informação.
O presente volume vem na continuação de outros, nomeadamente do anterior, com o título: A Inspecção do Ensino em Portugal - Durante a I República, também da nossa autoria e editado pela mesma Fundação, em 2008.
Pessoalmente aceitei o desafio de participar nesta aventura – que vai terminar com a publicação de um próximo volume – na convicção de que assim contribuía para colmatar a lacuna da inexistência de trabalhos deste género sobre a temática mencionada. Por outro lado, tem servido para prolongar o meu compromisso com o ensino, nomeadamente com a Inspeção Escolar, ao serviço da qual exerci a minha atividade profissional durante 25 anos.
Agradeço
Serafim Amaro Afonso

Sem comentários: