Seguidores

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Actuação do "Quarteto de Cordas Verazin"


O "Quarteto de Cordas Verazin" e o Dr. Abel Carriço, Director da Escola de Música

Quarteto op. 20 n.º 2 em Dó maior (1º movimento: moderato) de Joseph Hayden
Introdução*
O Quarteto de Cordas Verazin acaba de nos brindar com um dos andamentos de um Quarteto de cor-das escrito nos anos 70 do século XVIII por Joseph Haydn – o compositor austríaco cujo 200º aniversá-rio da morte se comemora este ano em todo o mundo – e que contribuiu de maneira significativa para a evolução da arquitectura musical.
É um excelente pretexto para discorrermos um pouco sobre os últimos 30, 40 anos da vida cultural da cidade, sobre o que, à volta do Festival Internacional de Música, os nossos agentes culturais, políticos e económicos conjuntamente souberam investir no âmbito da invenção e divulgação, do alargamento de horizontes além fronteiras, da troca cosmopolita de experiências, da tentativa de posicionamento da cidade no mundo, de facultar a fruição e o conhecimento e suscitar a especulação sobre as mais diver-sas correntes estéticas. Mais do que falar do percurso deste vosso convidado, cujos interesses profis-sionais e afectivos, é verdade, vieram a confundir-se a pouco e pouco na teia com que a comunidade paulatinamente se envolveu. E de que maneira o Quarteto Verazin é uma das “jóias da coroa”, reflexo da afirmação de uma pequena cidade em desenvolver na sua práxis cultural um jovem Quarteto de Cordas de nível profissional!
* da prelecção pelo Dr. João Marques



(Da Esq. para a Dir.) Danylo Gertsev, 1º violino - Diogo Coelho, 2º violino - Sara Barros, violeta e Ana Luísa Marques, violoncelo

Sem comentários: