Seguidores

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim


Breve Historial
O Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim – Costa Verde – Portugal (FIMPV) foi criado em Julho de 1979 pela empresa SOPETE, S.A.R.L., sob proposta do pianista Sequeira Costa. Embora prestando apoios pontuais desde a primeira hora, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim só a partir de 1994 viria a financiar o evento em partes iguais com a empresa fundadora, cedendo importantes estruturas para a organização e promoção.
O Ministério da Cultura iniciou o seu apoio efectivo em 1997, financiando regularmente o Festival, mediante concurso público. Embora de forma residual, algumas empresas prestam o seu apoio ao abrigo da Lei do Mecenato. Lamentavelmente, a empresa sucessora da SOPETE e concessionária da zona de jogo da Póvoa – a Varzim Sol, S.A. –, foi retirando o seu suporte financeiro a partir de 2004. No início de 2006, acabaria mesmo por abandonar a parceria, alegando que a programação continuava a ser demasiado “elitista”.
A fundação do FIMPV teve como objectivos principais a apresentação de intérpretes de nível internacional e dos músicos portugueses mais relevantes; o lançamento de jovens intérpretes portugueses, ainda desconhecidos do grande público; a valorização dos monumentos arquitectónicos da região, através da sua utilização como espaços de concerto; e a promoção da região em Portugal e no estrangeiro. Mais tarde, esses objectivos foram substancialmente enriquecidos com o alargamento do leque histórico das épocas representadas – inserção da chamada “música antiga historicamente informada” e, a partir de 1997, inclusão sistemática de música de compositores portugueses contemporâneos, recorrendo à encomenda de uma obra inédita, em cada temporada. Essa vertente ficou reforçada com o lançamento do Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, em 2006, cujas obras vencedoras são estreadas no decorrer de cada edição.
Mais recentemente, na área do FIMPV, foram criadas duas formações residentes: a Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim (em 2002) e o Quarteto de Cordas Verazin (em 2007). A presença anual de alguns dos grandes solistas e agrupamentos do circuito internacional tem permitido que os jovens estudantes de Música enriqueçam o seu curriculum, através da frequência de importantes master classes.
Embora sediado na Póvoa de Varzim, ao irradiar nas primeiras edições a sua influência directa até Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila do Conde, Ponte de Lima, Amares, Barcelos, Caminha, Valença, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Vila Real, o FIMPV contribuiu decisivamente para despertar a curiosidade e formar um público próprio e renovado, de ano para ano, num esforço de descentralização cultural pioneiro na época.
A Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim foi fundada em Janeiro de 2004, visando a gestão de três actividades intimamente interligadas e com estratégias comuns, na região, no que concerne à divulgação, criação e pedagogia da Música:
1. Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (divulgação, fruição, pedagogia e promoção);
2. Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim (divulgação e formação);
3. Escola de Música da Póvoa de Varzim (inserida na rede nacional do ensino vocacional da Música).
Mais tarde, foram criadas mais duas actividades complementares:
1. o Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim, tendo como objectivo o apoio à divulgação de jovens compositores lusófonos, e
2. o Quarteto de Cordas Verazin, formação profissional para a prática e divulgação do património da música de câmara.
Da relação exaustiva dos solistas e agrupamentos convidados, compositores portugueses ou residentes em Portugal e medidas de divulgação de repertório, formação e de pedagogia, ao longo destes 31 anos de historial  do FIMPV,  registam-se os números:
Intérpretes internacionais: 525
Intérpretes nacionais ou residentes em Portugal: 332
Estreias de compositores nacionais ou residentes em Portugal: 29
Trabalhos de Formação, Divulgação e Pedagogia: 43


Sem comentários: