Seguidores

sábado, 27 de fevereiro de 2010

4.º Concurso de Canto Lírico da FRP dá o salto além fronteiras

4º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa começa em Março
Internacionalização é uma realidade
A 4.ª Edição do Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) decorrerá este ano nos meses de Março, Abril e Maio e compreenderá um novo figurino que permite dar um passo há muito ambicionado: a internacionalização.
O concurso que possibilita que jovens cantores líricos de grande talento possam mostrar o seu valor está a ser organizado sob os auspícios da Fundação Rotária Portuguesa, pelos clubes rotários Lisboa-Estrela, Cascais-Estoril, Porto-Foz, Ponta Delgada, com a colaboração dos clubes rotários de Luebeck-Holstentor (Alemanha), S. Paulo (Brasil), Barcelona (Espanha), em parceria com a Escola de Música do Conservatório Nacional (Lisboa), Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (Porto), Conservatório Regional de Ponta Delgada (Região Autónoma dos Açores) e este ano também com a colaboração do Teatro Nacional de São Carlos, São Luiz – Teatro Municipal, GMCS – Palácio Foz e Centro Cultural de Cascais.
A partir desta edição o concurso terá duas partes. Uma primeira só com concorrentes portugueses, terá como prémios próprios – Bolsas de Estudo – mas os premiados poderão também participar na segunda parte, denominada International Rotary Opera Contest, que decorrerá de 14 a 16 de Maio, no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa.
Para a 4.ª edição do concurso diversos clubes rotários estrangeiros manifestaram interesse em participar no International Rotary Opera Contest e apoiarão a participação de jovens cantores líricos de outras nacionalidades.
Segundo Medeiros de Sousa (comissão organizadora), do RC Lisboa-Estrela este «é o único concurso internacional de canto lírico organizado presentemente em Portugal e que tenderá a ganhar grande projecção e prestígio internacional, graças à esperada adesão de muitos outros clubes rotários dos vários Continentes».
Em 2013 realiza-se em Lisboa a Convenção de Rotary Internacional. Para esta convenção é esperada a vinda a Portugal de cerca de 40.000 rotários de todo o Mundo. «É nossa intenção incluir no programa da Convenção a Final do “World Rotary Opera Contest”. Se tal for conseguido Lisboa passará a ser a sede de um dos mais importantes concursos de canto mundiais», sublinha.
Para que alunos, professores e escolas de música possam inteirar-se deste ambicioso projecto está disponível o sítio [www.concursocantofrp.com]. Ali encontrarão a génese do concurso, bem como informação relativa ao regulamento, programa, calendário de provas e constituição do júri.
Foto daqui

Sem comentários: