Seguidores

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Fevereiro: Mês da Compreensão Mundial - O Rotary e a Paz

Salvador Dali
Fundado em 1905 em Chicago, Illinois, EUA, o Rotary rapidamente transformou-se de apenas pequenas reuniões de empresários em uma associação internacional de clubes dedicada a servir comunidades locais e mundiais. Em 1921, o Rotary International (RI) adoptou “a promoção da compreensão, da boa-vontade e da paz” como parte de seu objectivo. Hoje, os 1,2 milhões de empresários e líderes profissionais que integram os mais de 30.000 Rotary Clubs em cerca de 160 países trabalham por um mundo mais pacífico por intermédio de diversos programas rotários.
Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos.
Em 1999, a Fundação Rotária do Rotary International anunciou o estabelecimento de sete centros Rotary de estudos internacionais onde bolsistas podem aprender diplomacia e qualidades necessárias para resolução de conflitos e promoção da compreensão internacional.
Os Centros Rotary de Estudos Internacionais na área de paz e resolução de conflitos estão localizados em universidades renomadas mundialmente. Os primeiros 70 Bolsistas Rotary pela Paz Mundial, 10 em cada centro, participarão de curso de mestrado de dois anos de duração ou de outros programas de estudo com direito a certificado também relacionados à paz e resolução de conflitos.
As universidades escolhidas para sediar os Centros Rotary são: Duke University e a University of North Carolina em Chapel Hill, Carolina do Norte, EUA (ambos os estabelecimentos abrigam o mesmo Centro Rotary); University of California, em Berkeley, Califórnia, EUA; Sciences Po, em Paris, França; University of Bradford, em West Yorkshire, Inglaterra; University of Queensland, em Brisbane, Austrália; International Christian University, em Tóquio, Japão e Universidade del Salvador, em Buenos Aires, Argentina.
Programas Pró-Paz do Rotary
O Rotary International e a Fundação Rotária do Rotary International patrocinam diversos programas que estimulam a compreensão e relações amigáveis entre os diferentes povos do mundo:
Regionalmente, os Rotary Clubs iniciam e patrocinam diversos projectos em nome de comunidades mais pacíficas:
• Programas locais do Rotary, como “Amigos para Sempre” e “Em Busca de uma Maior Compreensão” estimulam a confiança e compreensão entre jovens católicos e protestantes na Irlanda do Norte.
• Rotários em Ontário, Canadá, apoiaram a Escola em Prol da Paz, no povoado judeu/árabe Neve Shalom/Wahat al-Salam, em Israel.
• Nas Filipinas, rotários de Manila conduzem esforços de prevenção de violência, como grupos anti-crime, apoio à polícia e uma campanha anti-drogas. O Rotary Club de Butuan North estabeleceu o Lingap Livelihood Center para oferecer treino profissionalizante a jovens em um ambiente estável.
• Por intermédio do Grupo de Companheirismo de Resolução de Conflitos, os rotários promovem paz em suas comunidades, servindo como mediadores em disputas locais e patrocinando projectos locais relacionados à paz.
• O Rotary Club de Los Angeles adoptou uma área na parte leste da cidade que sofria muito com as actividades de gangs. Em cooperação com o Departamento da Polícia, construiu um centro juvenil que passou a sediar programas educacionais e de assistência a alunos fracos do bairro.
• Rotary Clubs no estado de Washington e o Departamento de Estado norte-americano co-patrocinaram a conferência internacional, de dois dias de duração, “Acabando com a Tragédia de Minas Terrestres através de Inovação e Cooperação” (Ending the Tragedy of Landmines through Innovation and Cooperation), em Seattle, que enfocou os esforços humanitários mundiais para a retirada de minas.
Prémio Rotary para a Compreensão Mundial
Todos os anos, desde seu estabelecimento em 1980, o Rotary International homenageia uma pessoa ou organização cujos serviços altruístas promoveram paz e compreensão no mundo. O prémio, considerado a mais alta honra do RI, inclui subsídio de US$100.000 a ser usado em uma obra humanitária, da escolha do agraciado, cuja missão assemelhe-se à do Rotary, ou seja, promover a paz e compreensão por intermédio de projectos educacionais e humanitários.
Alguns dos agraciados foram o Papa João Paulo II, Dr. Albert Sabin, a Comissão Internacional da Cruz Vermelha, o Exército da Salvação, o ex-secretário geral da ONU Javier Perez de Cuellar, o presidente tcheco Václav Havel, o antigo presidente dos EUA Jimmy Carter, o falecido ex-director executivo do Unicef James P. Grant, a ex-Alta-Comissária para refugiados da ONU Sadako Ogata e Nelson Mandela.
Rotary e a Comunidade Internacional
Por intermédio de uma rede formal de representantes, o Rotary International mantém um relacionamento oficial com inúmeras organizações internacionais promotoras da paz mundial. Desde 1945, quando 50 rotários participaram da fundação da ONU, o Rotary International expandiu seu âmbito global de contacto com as Nações Unidas e outras organizações internacionais. Actualmente representantes do Rotary International estão formalmente envolvidos em reuniões, actividades e eventos nas seguintes organizações:
Organização das Nações Unidas (Nova York, Genebra, Viena)
• Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco)
Conselho Europeu
União Africana
• Comissão das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (UNCHS)/Habitat e Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente
Organização de Alimentação e Agricultura, e Programa Mundial de Alimentação da ONU
Banco Mundial
Organização dos Estados Americanos
Comissão Económica e Social da ONU para a Ásia e o Pacífico
Representantes do Rotary nas Nações Unidas e em outras organizações mundiais monitoram as reuniões internacionais para aprender e compartilhar a melhor maneira de tratar as principais causas de conflitos como fome, falta de abrigo, analfabetismo e pobreza. Nos últimos anos, o Rotary tem participado dos seguintes fóruns mundiais sobre tópicos relacionados à paz:
• Em 1999, centenas de rotários africanos se reuniram em Kampala, Uganda, para discutir assuntos humanitários críticos que o continente africano enfrenta. Por intermédio de sessões especiais, rotários delinearam estratégias específicas para projectos rotários para solucionar os desafios mais sérios.
• Na conferência centenária do “Hague Appeal for Peace”, o Rotary International organizou um painel de discussão sobre como explorar parcerias de diversos sectores para promover ajuda humanitária. Esse painel contou com a participação de altos administradores das Nações Unidas, Unesco, Organização pela Unidade Africana, Cruz Vermelha e Rotary International.

Sem comentários: