Seguidores

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Ano Novo Chinês: 2010, o ano do Tigre

2010_Ano do TigreLogo 2010_CulturasNeste Domingo, assinala-se o início de 2010 de acordo com o calendário chinês, utilizado por vários países orientais. O calendário chinês é o mais antigo registo cronológico da história e guia-se pelas fases da lua. Por este motivo, o ano novo é assinalado na primeira lua nova entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro. Também conhecida como Festa da Primavera ou Ano Novo Lunar, esta é a época festiva mais importante da China.
Neste ano, a 14 de Fevereiro, data em que também se assinala o Dia dos Namorados, um pouco por todo o mundo organizam-se festividades para celebrar o novo ano que, de acordo com horóscopo chinês, será o ano do Tigre. O ano do Tigre, celebrado da última vez em 1998, está relacionado com as próprias características do signo: activo, confiante e impulsivo, sentimental e bem-humorado.
Independentemente do signo em questão, a entrada do ano novo chinês é uma data de regresso às tradições e às origens, envolta em simbolismos milenares. De acordo com a cultura oriental, na noite de ano novo são realizados fartos jantares em casa ou em restaurantes, com variedade de pratos, sendo obrigatório o peixe ou o frango para garantir abundância durante o ano que chega. Outra tradição é a distribuição de envelopes vermelhos com dinheiro aos entes queridos como acto de generosidade.
Tal como na tradição ocidental, também na entrada do ano novo chinês há queima de fogos de artifício como forma de atrair a sorte e afastar as energias negativas. Desfiles de rua e espectáculos fazem parte das comemorações, onde também não pode faltar a dança do leão.

Sem comentários: