Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 1970

Formação Rotária

ASSIM, NASCEU ROTARY

Entre os quatro fundadores do Rotary, Paul Harris é possivelmente o mais conhecido. Entretanto, sem as presenças de Silvester Schiele, Gus Loehr e Hiram Shorey, o Rotary Club de Chicago não teria existido. Em 23 de fevereiro de 1905, esses quatro homens encontraram-se no escritário de Loehr, na sala 711 do Unity Building, realizando aquilo que seria a primeira reunião do Rotary.
Naquela época, entretanto, não ambicionavam fundar uma organização de prestação de serviços de âmbito internacional, já que tinham como objectivo apenas fortalecer laços de amizade entre homens de negócios de Chicago, para tentar resgatar na Cidade (Grande) a amizade que desfrutaram na mocidade. No princípio apenas queriam trazer benefícios para as suas carreiras, contudo, esse pensamento foi logo abandonado dando lugar ao nobre princípio da prestação de serviços. O facto de Paul Harris ser Advogado, Loehr engenheiro de minas, Schiele comerciante de carvão e Shorey dono de uma confecção, deu ideia para a criação do sistema de classificação adoptado pelo Rotary.
A segunda reunião do clube aconteceu duas semanas mais tarde no escritório de Paul Harris, ocasião em que se encontrava Harry Ruggles, conhecido como "o quinto rotário" e o corrector de imóveis William Jensen, além de Albert White, um fabricante de pianos. Ruggles, dono de uma gráfica, foi quem de início levou á prática de cantar durante as reuniões do clube.
Ao contrário do que se pensa, Paul Harris não foi o primeiro Presidente do Clube. Essa honra coube a Schiele, eleito durante a terceira reunião do clube, que teve lugar no seu próprio escritório. Foi durante esta reunião que o grupo de novatos resolveu adoptar o nome Rotary, já que haviam mudado o local das reuniões por três vezes.
Acredita-se que Gus Loehr deixou o Rotary após esta reunião. Depois veio a vez de Hiram Shorey abandonar o Rotary; mesmo assim, nunca deixou de prestigiar a instituição e o movimento que ajudou a fundar.
Schiele e Harris permaneceram rotários dedicados e grandes amigos até ao fim das suas vidas.
retirado daqui