Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 1970

O primeiro dia de Rotary e os anos que se seguiram...

Dia 23 de Fevereiro de 1905. O avião tinha ainda que ficar no ar mais que uns poucos minutos. O cinema ainda não tinha sido inaugurado. Noruega e Suécia estavam concluindo pacificamente sua união. Nesse dia particular, um advogado de Chicago, Paul Harris convidou 3 amigos para uma reunião. O que ele tinha em mente era um clube que criasse companheirismo entre os homens de negócios da comunidade. Foi uma ideia que cresceu do desejo de encontrar na grande cidade o espírito de amizade que ele conhecia das pequenas cidades onde crescera.
Os quatro homens de negócios não se decidiram ainda chamar a si mesmos Rotary Clube, mas sua reunião foi, de fato, a primeira reunião no mundo de um Rotary Clube. Como eles continuaram a se encontrarem, reunindo outros para o grupo, surgiu então o nome. Depois que foi criado o nome, um de seus membros sugeriu o desenho de uma roda como o emblema do clube. Esse emblema foi o precursor do familiar emblema agora usado por rotários de todo mundo. No final de 1905, o clube tinha 30 membros.
O segundo Rotary clube foi formado em 1908, em São Francisco, Califórnia e o terceiro em Oakland, também na Califórnia. Outros se seguiram em Seattle, Washington, Los Angeles e em na cidade de Nova York. Rotary se tornou internacional em 1910, com a inauguração do clube em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Em 1921 a organização estava representada em cada continente e o nome Rotary International foi adoptado em 1922.
retirado daqui