Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 1970

ORGANIZAÇÃO DO ROTARY

A NÍVEL MUNDIAL
O Rotary International é formado pelos seus sócios que são os Rotary Clubes. Um Rotary Clube é admitido em Rotary International quando a sua "Proposta de Admissão", encaminhada pelo Governador do Distrito, é aceite. Nesse documento o Rotary Clube, além de outras informações que fornece, definições que assume, se compromete a adoptar o Estatuto e alguns princípios do Regimento Interno estabelecido por RI.
O Rotary International tem a sua sede em Evanston, Illionois, USA, onde poderemos encontrar pessoas que nos atenderão em Português.
Para fins de eleição dos membros da comissão de indicação para Presidente de RI e para indicação de directores da organização, o território mundial é dividido em zonas que na definição do Manual de Procedimento, é um grupo de Clubes de uma região do RI, estabelecido pelo Regimento Interno o RI e formalizado pelo Conselho de Legislação. Temos, como último Conselho de Legislação de 1995 dois Distritos em Portugal.
O Distrito é uma divisão territorial que Rotary International estabelece para fins administrativos. Em Portugal temos dois Distritos. Um a Norte de Leiria e Fátima designado como Distrito 1970 e outro a Sul desta linha que é o Distrito 1960.
O Rotary International é administrado por um Conselho Director, com 18 membros: Um Presidente eleito para mandato de um ano e 17 Directores com mandatos alternados de 2 anos. Os Directores, conforme critérios estabelecidos, representam as Zonas do Conselho Director.
O Secretário Geral é eleito por 5 anos, podendo ser reeleito. Cabe a ele a gerência de todas as actividades do Rotary e da Fundação Rotária. Além dos funcionários de Sede em Evanstton, o Secretário Geral administra os Centros de Serviços, localizados em pontos estratégicos no mundo.

Conselho de Legislação é o "parlamento" do Rotary, conforme está previsto no Regimento Interno de RI. Composto por representantes dos clubes, através de todos os Distritos Rotários, reúnem - se em cada 3 anos para considerar e deliberar a respeito de emendas e resoluções propostas pelos clubes, por conferências distritais, pelo Conselho Director do RI. Antes de entrarem em vigor as decisões do Conselho de Legislação estão sujeitas, ainda, a revisão pelos clubes.
Convenção Internacional é uma reunião anual do Rotary . O seu objectivo é estimular, inspirar e informar os rotários a nível internacional. Delegados dos Clubes de todo o mundo rotário elegem os Administradores de RI. O Presidente, o Conselho Director do Rotary International e o Governador do Distrito.
Assembleia Internacional é uma reunião anual à qual comparecem administradores gerais, governadores do Distrito entrantes, presidentes da comissão de RI e todos aqueles que forem designados pelo Conselho Director. A reunião é para planear actividades e para treinamento dos administradores que actuarão no próximo ano rotário.
A NÍVEL DISTRITAL
Distrito Rotário é a denominação dada a um território limitado dentro do qual um grupo de clubes é reunido para fins administrativos.
O Distrito é administrado pelo Governador, representante do Presidente e do Conselho Director de RI, cabendo a ele dar apoio aos clubes e garantir o seu melhor desempenho.
A equipe do Governador é composta do Secretário, dos Governadores Assistentes (cargo instituído com o novo sistema administrativo PLD – Plano de Liderança Distrital - criado por RI) e pelas comissões distritais.
Cabe ao Governador Assistente acompanhar com muita proximidade, a actuação dos Rotary Clubes a ele designados, dando-lhes assistência e motivação.
As Comissões Distritais são orgãos acessórios, sendo que algumas delas são responsáveis por execução de programas, como Intercâmbio Internacional de Jovens, Bolsas Educacionais da Boa-Vontade, Intercâmbio de Grupos de Estudo, etc.
Os eventos rotários distritais são:
Conferência é o evento máximo do ano rotário, sendo uma excelente oportunidade de estímulo ao desenvolvimento do companheirismo, de aprendizagem rotária e ocasião para motivação.
PETS é o treinamento de Presidentes e Secretários entrantes, realizado pelo Governador Indicado para estabelecer as suas metas e transmitira a sua orientação. É uma oportunidade de estreitamento do companheirismo distrital.
Assembleia Distrital é a reunião, convocada pelo Governador Indicado para treinamento dos administradores dos clubes e estabelecimento das suas metas. Promove o companheirismo entre rotários que comporão a liderança nos clubes no próximo ano rotário.
Instituto Rotário é a reunião anual de reciclagem de conhecimento rotário para os administradores em exercício. É desenvolvido um tema actual e de interesse para o Distrito., promovendo a motivação para acção em programas rotários.
A NÍVEL DO ROTARY CLUB
O Rotary Clube é um empreendimento de prestação de serviço à comunidade local e mundial, utilizando os programas de Rotary International. É regido por um Estatuto definido por RI e por um Regimento Interno que deve atender princípios específicos fixados por RI. É importante que todos os sócios do clube conheçam esses documentos.
O Clube é dirigido por um Conselho Director, com mandato por um ano, que tem responsabilidade e autoridade para administrar, realizando o Plano de Actividades proposto e aprovado pela Assembleia do Clube. Vários assuntos são de exclusiva competência do Conselho Director, conforme estabelecem as normas de RI.
A Reunião Ordinária Semanal do Clube, com duração de 60 a 75 minutos, é realizada fundamentalmente para o desenvolvimento do companheirismo entre sócios e da informação rotária. Também nessa reunião é comunicado o movimento da secretaria, são feitos os comunicados do Presidente e é levado ao conhecimento dos sócios, do modo sucinto, a actividade das comissões. As reuniões semanais têm, normalmente uma palestra de assunto não rotário, de interesse geral para os sócios.
Numa Reunião Ordinária Semanal do Clube pode ser tratado, desde que anunciado com antecedência, um assunto especial, que esteja além da competência do Conselho Director. A reunião Ordinária Semanal pode, ser convertida em Assembleia.
Assembleia do Clube é o órgão composto por todos os dirigentes do clube, directores e presidentes das comissões, para a qual são convidados todos os demais sócios, realizada com o objectivo de examinar, em conjunto, o programa e as actividades do clube. As Assembleias do clube são realizadas por ocasião da visita do Governador do Distrito e em outras ocasiões apropriadas (ex. logo após a Conferência, para o clube analisar todas as informações ali recebidas).
A Assembleia Anual para eleição dos dirigentes, deve ser realizada entre Julho e 31 de Dezembro. O Presidente do Clube é eleito entre 18 e 24 meses antes da data da sua posse.
A reunião da comissão, formal ou informal, é ocasião para o desenvolvimento dos trabalhos para atendimento do Plano de Actividades do Clube. É muito importante que sejam realizadas com eficácia para poupar tempo aos seus participantes e resultar em acções positivas para a realização das metas propostas.
O Quadro Social de um clube é composto de profissionais e homens e mulheres de negócio, maiores, de carácter ilibado e de boa reputação comercial e profissional e que atendam as qualificações de sócio, especificadas no artigo V dos estatutos do Rotary Clube.
Devem também atender aos critérios de classificação, previstos no artigo VI dos estatutos do Rotary Clube. Classificação do sócio é aquela que corresponda à actividade principal e reconhecida da firma, companhia ou instituição à qual esteja ligado, ou aquela que identifique a actividade principal e reconhecida do seu negócio ou profissão.
A admissão de um novo sócio para o Rotary Clube deve obedecer ao estabelecido no Regimento Interno do Clube, artigo IX, nos termos do Regimento proposto, constante do Manual de Procedimento.
retirado daqui