Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 1970

OBJECTIVO ATRAVÉS DA HISTÓRIA

Com o desenvolvimento das actividades, logo Paul Harris percebeu que a finalidade original, proposta para o grupo, não era tão forte para reunir líderes profissionais e de negócio e propôs que, dentro da profissão de cada um, fosse prestado serviço à comunidade. Assim a primeira actividade de servir foi a construção de um sanitário público na cidade de Chicago. Com o tempo, foi desenvolvido e actualizado o objectivo de Rotary Internacional, sendo que na convenção de 1951 em Atlântica City teria um só objectivo e não vários como até então, dividido em 4 partes – as 4 Avenidas hoje existentes.

O OBJECTIVO DO ROTARY
O objectivo do Rotary é estimular e fomentar o Ideal de Servir, como base de todo o empreendimento digno, promovendo e apoiando:

PRIMEIRO: O desenvolvimento do Companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir:
SEGUNDO: O reconhecimento do mérito de toda a ocupação útil e a difusão de normas de ética profissional;
TERCEIRO: A melhoria da Comunidade pela conduta exemplar de cada um na sua vida pública e privada;
QUARTO: A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Além do Objectivo, o Rotary tem um Lema principal que é:
"DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI"
Esse Lema, utilizado pela primeira vez pelo Rotário Frank Collins do Rotary Clube de Minneapolis, na Convenção de 1911, foi aprovado como Lema principal de Rotary no Conselho de Legislação de 1950 e confirmado em 1951 e 1989.
Podemos ver, por esse Lema, que Rotary apregoa a tolerância construtiva no trabalho e na convivência rotária, como forma de reunir líderes com diversas formações técnicas e de diferentes personalidades. Tolerância que podemos definir como a capacidade de aceitar a adversidade, ser indulgente, condescendente com factos e pessoas que não nos são totalmente agradáveis.
retirado daqui