Seguidores

sexta-feira, 4 de setembro de 1970

O SEU INÍCIO EM ROTARY

O Rotário, a partir de ideias e impulsionado pelo coração, põe as mãos para trabalhar no Servir Rotário. Nem sempre essa actuação é o suficiente. O Trabalho emergencial de parceiros rotários, motivados pelo coração, muitas vezes é necessário e essencial.
Essa reunião de forças, rotários e parceiros, actua na comunidade local e mundial, pondo em prática o Ideal Rotário do SERVIR. Mas essa colaboração entre pessoas só acontece quando se estabelece um relacionamento entre todos, alicerçado em nobre sentimentos:
Na TOLERÂNCIA: aceitar a adversidade. Ser indulgente, condescendente com factos e pessoas que não nos são totalmente agradáveis.
NO ENTENDIMENTO: ouvir mais do que falar. Procurar captar o ponto de vista do outro, adaptando o nosso modo de ver;
NO DESPRENDIMENTO: É o Dar de Si Antes de Pensar em Si;
Na BOA VONTADE: Manter o bom humor e o pique para servir, seja qual for a dificuldade;
Na COMPREENSÃO: Deixar de lado as diferenças pessoais e aceitar o outro como ele é, sem querer modifica-lo à própria imagem;
Na PAZ: É a falta de conflitos de qualquer ordem
No AMOR: Realizar o bem do próximo.
Com esse espírito, o Rotary Clube, através dos Rotários, trabalha na Comunidade.
Aliás, é esse estado de espírito que deve reinar em qualquer grupo de pessoas que se proponha a realizar, como grupo, uma actividade. É essencialmente, o que precisa de começar a acontecer nas nossas comunidades para que possam melhorar, desenvolver-se. É assim que começará a aparecer um poder local, capaz de impor a sua vontade, muitas vezes, ou quase sempre, contar, contraria a interesses particulares que só querem ganhar, sacrificando todos da comunidade.
O Rotário que exercerá o servir rotário é formado através das actividades de Serviços Internos do clube que o admite, treina e motiva. Esse rotário será envolvido pelo companheirismo. Utilizará os programas rotários das Avenidas de Serviços Profissionais, à Comunidade e Internacionais e da Fundação Rotária e, conforme o seu interesse vai desenvolvendo a sua capacidade como rotário.
A melhor forma de aprendizagem, motiva o desenvolvimento do companheirismo. O aprendiz na acção, aparece junto com o resultado da tarefa, motivando e desenvolvendo o companheirismo.
"SOMENTE ALCANÇAREMOS O VERDADEIRO SUCESSO, SE TRANSFORMARMOS AS NOSSAS CENTENAS DE CONHECIDOS EM VERDADEIROS AMIGOS, APRENDENDO A SERVIR COM O CORAÇÃO." PAUL HARRIS
retirado daqui