Seguidores

quinta-feira, 30 de julho de 2009

12. Ordem da Precedência na Mesa Principal
1. O Governador do Distrito ocupará sempre lugar na Mesa da Presidência, à direita do Presidente, tal como o Governador Assistente (na ausência daquele).
2. Quando estão presentes autoridades civis, militares, eclesiásticas, institucionais, etc., a de maior hierarquia tomará o seu lugar imediatamente à esquerda do Presidente.
3. As Senhoras guardam a mesma ordem hierárquica dos maridos, no caso de as colocar na mesa; à direita do Presidente a esposa do que está à sua esquerda e assim sucessivamente, intercalando homem/senhora.
4. À direita da primeira autoridade rotária, tomará lugar o dirigente convidado de maior hierarquia que esteja presente e, assim sucessivamente, tanto à direita como à esquerda da presidência, e sempre tendo em conta as ordens hierárquicas.
5. Quando o orador da noite não é uma das autoridades presentes, o seu lugar na mesa será o imediatamente à esquerda de quem preside à reunião. Se for um dos convidados, o seu lugar será à direita de quem preside à reunião.
6. Quando se prevê a assistência de vários presidentes de clubes rotários e que não possam ocupar todos eles lugares na mesa, é recomendável preparar uma mesa especial onde todos caibam possibilitando assim um fluído intercâmbio de ideias e conhecimentos.
7. As mesas devem ser formadas com número ímpar de lugares, para que o centro seja ocupado pelo Presidente do Clube e as restantes pelos dirigentes rotários ou entidades, por ordem decrescente do centro para as periferias. Exemplos:

Sem comentários: