Seguidores

domingo, 12 de julho de 2009

TT - Discurso - Presidente: Miguel Loureiro

Caros amigos!
Uma saudação especial para todos e cada um em particular… registando que há uns que não puderam estar presente e outros também não…
1. Até parece que é a 1ª vez… e agora percebo o nervosismo da minha filha quando casou… e o meu contrato é só por um ano!
2. Não vou falar muito de Rotary porque quem sabe dispensa, quem não sabe não ficaria a saber, mas mesmo assim vou arriscar duas metáforas estapafúrdias, em que penso duas vezes todos os dias: para os mais novos e os mais empenhados, Rotary é como a pasta de dentes, que por muito vazia que pareça, tem sempre matéria que chegue para o efeito e para os menos comprometidos, Rotary é como o roll-on do desodorizante, que mesmo esgotado há muito, ficamos com a sensação de que cumprimos a obrigação.
3. E tenho que dizer, que o Governador do Distrito 1970 para este ano é o nosso Companheiro do R. C. de Vila Real, Manuel Cordeiro e que ainda não sabemos quando será a sua Visita Oficial.
4. Tenho que dizer também que o Presidente do RI para 2009-10 é John Kenny, do Rotary Club de Grangemouth, Escócia, que foi Director da Faculdade de Direito, Juiz e Notário, é actuante no movimento Escuta e é membro e administrador adjunto do conselho Presbiteriano da Igreja da Escócia, nomeado pela Rainha Elizabeth II (nos últimos anos os Presidentes de RI vêm dos mais variados credos religiosos, etnias e culturas, o que atesta a apregoada igualdade na diversidade) e que escolheu como lema seu:
“O Futuro do Rotary Está nas Suas Mãos”, o que me deixa um pouco à vontade e até me facilitou a aceitação da Tarefa, porque nunca serei eu o responsável pelo futuro do clube ou do movimento, senão o lema seria “O Futuro de Rotary Está nas Minhas Mãos”… Certo?
5. A propósito, deste bisar como Presidente (o que é mau e se vai generalizando no Distrito), quiseram convencer-me de que era uma honra, porque eu seria o 4º repetente (nem medalha de bronze, mas enfim!) e fiquei desconfiado com a esmola, porque há mais quem precise…
6. Depois veio o meu Padrinho, o Companheiro Rui Terroso dizer-me que como ele não poderia ser Presidente, este mandato seria o que lhe corresponderia e mais uma vez pensei que se a “coisa der para o torto”, devem responsabilizá-lo, a ele… inimputabilidade absoluta!!!
7. Mas a única razão, ou a mais forte, que justifica o aceitar repetir esta Tarefa, veio do Companheiro e Past-Governador Madureira Pires, que estava ao meu lado e disse: “Se fosse mais novo e tivesse saúde, eu oferecia-me.” Aí eu percebi que o caso era sério e que o clube, com 45 anos de serviços, poderia entrar em crise (tinha que falar da Crise), e pôr em causa 45 anos da vida rotária dos nossos 5 Fundadores e apesar da minha idade, mas com esta aparência saudável, só tinha uma opção a fazer, que era dizer SIM, depois de consultar os “astros” e arregimentar novos recrutas.
8. Como hoje em dia a estatística é importante para a mensagem, embora a mensagem é que seja importante, aqui vão uns números sobre ROTARY INTERNATIONAL, para entendermos as prioridades de acção:
· 1.220.413 Rotários 33.260 Clubes Rotários 534 Distritos (há 195 países no Mundo e Rotary está em 166)
· 171.856 Rotaractistas 7.472 Rotaract Clubs
Hoje já somos 1.220.416 e pela nossa parte o Rotary crescerá!
9. Se quisermos enquadrar o nosso clube no nosso Distrito, veremos que:
Quanto ao Quadro Social o R.C. Póvoa de Varzim tinha em 2008/09 tinha 37 sócios.
Hoje já somos 40 e seremos mais, mas o número não é o mais importante, como veremos à frente.
Se tivermos em conta a Média da Idade dos sócios do Distrito 1970, que é de 57,5 e que a do nosso Clube é de 61 anos, teremos que concluir que somos um clube de muita gente “experiente”, ocupando o 15º lugar dos mais idosos, num universo de 85 clubes. Por um lado, vantagens, por outro limitações e por isso vamos fazer o milagre de rejuvenescer o clube, sem que cada um de nós continue a fazer anos, inexoravelmente…
Mas, se analisarmos a frequência dos nossos Companheiros durante o ano 2008/09, sabendo que o mínimo exigível é de 60%, constataremos uma realidade incómoda e que tem que ser sanada, porque só atingimos 43,42%, o que nos coloca em 37º lugar, nos 50% de clubes que registaram a frequência. É bom dizer, que este mal se alastra e por este andar qualquer dia teremos uma verdadeira “pandemia”.
10. Feito o desenho do clube, cada um que tire as suas conclusões, mas uma coisa é certa, sem companheiros não há clube, sem clube não há companheirismo, sem companheirismo não há futuro em Rotary. Pensem nisto, porque a 1ª meta do Clube tem que ser a RETENÇÃO e o DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL e com mulheres, que vai ter!
11. A 2ª meta do Clube tem quer ser o aumento da FREQUÊNCIA, porque temos 2 projectos grandes do clube e todos somos necessários:
· O 1º é o Rotaract, que como antecâmara de Rotary tem que ser acompanhado, incentivado, desenvolvido, informado e formado na filosofia rotária, porque são ou devem ser o nosso braço activo (direito ou esquerdo, aqui não há 3ª ou 4ª via), simplesmente porque são patrocinados por nós e fomos nós que os metemos nisto;
· E o 2º é a Universidade Sénior da Póvoa de Varzim, do Rotary Club, que nasceu em força em 2007/08, aumentou a procura em 2008/09, mas no final deste ano lectivo teve um aumento negativo (esta é uma piadinha para os economistas e gestores), que nos tem que deixar alerta e actuantes, porque tem que continuar, mesmo tendo em conta o “Deve e Haver”, porque Rotary Deve SERVIR uma faixa etária que precisa de se sentir viva e viver com qualidade e porque Rotary tem que Haver pessoas (alunos e Professores voluntários) e parcerias com instituições ou empresas, com a mesma consciência social que nós temos que ter, NÓS, TODOS OS PRESENTES!
12. Mas temos outra tarefa importante, que é, usando as Tecnologias da Informação e Comunicação, ir informando, abrindo o clube à comunidade e interagindo, com a utilização em força do Blogue, que tem estado subaproveitado.
13. E quem vai levar estes propósitos até às metas? (dizer objectivos já tem conotação negativa e cheira a trabalhos forçados) A DIRECÇÃO é claro e que é composta pelos Companheiros, que passo a apresentar:
Presidente 2009/19 Miguel Rodrigues Loureiro
Presidente 2008/09 Carlos Alberto Santos da Costa
Presidente 2010/11 Manuel Joaquim Craveiro
Protocolo Fernando Manuel Ribeiro de Castro
Secretário João do N. Saldanha Rosa
Tesoureiro José Oliveira Pereira
Tesoureiro Domingos Martins da Silva Barros
Relações Públicas João Paulo Costa e Silva
Serviços Internos Eugénio Joaquim Proença Fernandes
Serviços Profissionais Afonso Pinhão Ferreira
Serviços à Comunidade Ilídio Novais de Matos Pereira
Serviços Internacionais Lam Peng San
Delegado à FRP Alberto Eiras Gomes dos Santos
Delegado à RF David Alfredo Mendonça Oliveira Santos
Delegado ao Rotaract Sérgio Lordelo
Universidade Sénior Serafim Salgado Amaro Afonso
António Augusto Sá Couto
Jorge Manuel de Guimarães Caimoto
Presidente Rotaract Liliana Pontes
14. Mas para as nossas reuniões, que são semanais, às 3ª feiras, pelas 21H30, vamos cumprir os temas rotários de cada mês, cruzando-os com temas das Nações Unidas, a começar com o de 2009, “Ano Internacional da Aprendizagem dos Direitos Humanos” e o de 2010 “Ano Internacional para Aproximação de Culturas”. O Programa desenhado e que já alguns conhecem, será consensualizado em Assembleia-geral, para que os compromissos nos comprometam.
15. Finalmente, e porque o cunho de cada mandato reflecte o cunho do seu Presidente, na 26ª Conferência de Espinho, António Hallage, Representante do Presi­dente de RI, falou de valores e de ideais do Rotary e das metas a atingir. E deixou um repto:
“O Rotary deve ser revo­lucionário, renovar o processo de evolução. As jornadas intelectuais têm que se transformar em jorna­das de acção”.
E porque estou de acordo, será este o caminho, que iremos fazendo, caminhando… e espero que lado a lado!!!
16. E acabo com uma quadrinha do Mário Quintana, que se chama:

Das utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
a mágica presença das estrelas!

Obrigado pela presença e pela paciência…

Sem comentários: