Raquel Camarinha nasceu em Braga em 1986.
Iniciou os seus estudos de Canto em 2000 na Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, tendo concluído em 2004 o 3º grau de Canto, com a classificação máxima. Aluna da classe do Prof. António Salgado, concluiu em 2009 a Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro.
Actualmente frequenta o Mestrado em Canto no Conservatório Superior de Música e Dança de Paris, na classe de Chantal Mathias, realizando simultaneamente o Doutoramento em Performance Musical na Universidade de Aveiro, sob orientação da Profa. Sara Carvalho.
Realiza regularmente recitais a solo ou em colaboração com o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o CNSM de Paris e a Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim, tendo-se apresentado em concerto por todo o país e internacionalmente.
Está também bastante envolvida na divulgação de novo reportório, tendo estreado diversas obras de compositores portugueses, como Luís Tinoco, João Antunes e Fátima Fonte. O seu projecto de mestrado compreende a realização de 5 peças encomendadas a compositores estudantes do CNSM de Paris, sob orientação científica de Stefano Gervasoni.
Em oratória, participou como solista em Paixão segundo S. Mateus, Cantata 93 de Bach, Te Deum, de Charpentier, Die Schöpfung (Gabriel e Eva) e Die Jahreszeiten (Hanne), de Haydn, ‘Credo’ Masse, de Mozart e Stabat Mater, de Pärt.
Em ópera, interpretou Pamina (Die Zauberflöte), Zerlina (D. Giovanni) e Barbarina (Le Nozze di Figaro), de W. A. Mozart, Eurydice (Orphée aux Enfers), de Offenbach, Polly (Die Dreigroschenoper), de Kurt Weill e Motorbike, Vacuum Cleaner, Parking Meter e Wild Car (Evil Machines), de Luís Tinoco, tendo trabalhado com os encenadores Nuno M. Cardoso, Maria Emília Correia, Ronny Lauwers, Marcos Barbosa e o ex-Monty Python Terry Jones.
Trabalhou sob a direcção dos maestros António Lourenço, António Saiote, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin, Julien Guénebaut, Pedro Neves, Rui Massena e Vasco Negreiros, tendo participado no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, Festivais de Outono da Universidade de Aveiro e Festival Internacional de Música de Alcobaça.
Em 2007, foi-lhe atribuída a Vera Rosza Scholarship, no âmbito dos Cursos de Ópera do Estoril e recebeu o 3º prémio no concurso Prémio Jovens Músicos, categoria C – voz solista. Em Novembro do mesmo ano recebeu o 2º prémio ex-aequo na 1ª edição do Prémio José Augusto Alegria.
Em 2008 recebeu o 2º prémio no 2º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa e o Award for Excelence, atribuído no âmbito dos Cursos de Ópera do Estoril.
Projectos futuros incluem a participação na ópera Paint me, de Luís Tinoco, em Dezembro de 2010, tendo igualmente agendados concertos em Paris, Londres e Lisboa durante 2010 e 2011.
Sem comentários:
Enviar um comentário