Seguidores

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Rotary e a Alfabetização

“Rotary é uma organização internacional, com 1,2 milhão de sócios, líderes profissionais e empresariais, que prestam serviços humanitários em mais de 200 países e regiões geográficas, promovendo a Paz e a Boa Vontade no Mundo.”
 Em 1985, o Rotary declarou que níveis básicos de alfabetização são uma pré-condição para a Paz. Mais de metade dos 33 mil Rotary Clubs em todo o mundo oferecem assistência a diversos níveis de analfabetismo e treino para professores. Muitos dos projectos podem ser facilmente copiados, o que aumenta a sua abrangência e impacto.
Esses projectos beneficiam crianças dentro e fora de instituições de ensino, adultos analfabetos (sobretudo mulheres), grupos especiais e também professores, ao oferecer-lhes o treino. O objectivo é inspirar, guiar e apoiar as autoridades locais no sentido de diminuir os níveis de analfabetismo em países em desenvolvimento. O Projecto Lighthouse realizado na Tailândia, por exemplo, foi tão bem-sucedido que o governo daquele país o adoptou como um programa nacional. Iniciativas semelhantes foram financiadas por Rotary Clubs na Austrália, Bangladesh e África do Sul.
Exemplos de projectos de alfabetização:
Educação pré-escolar
Quanto mais cedo a criança for alfabetizada, melhor será a sua aprendizagem no futuro. Os rotários trabalham com pais e educadores para incentivar o hábito da leitura desde a mais tenra idade. Aproximadamente 115 Rotary Clubs apoiam actualmente a Dollywood Foundation’s Imagination Library, a qual proporciona a crianças um livro por mês, do nascimento até os cinco anos de idade. O programa ajuda também a fortalecer laços familiares, incentivando a interacção entre pais e filhos durante os momentos de leitura. Hoje a Imagination Library existe em 47 estados, além de partes do Canadá e do Reino Unido e já forneceu mais de 15 milhões de livros.
Programas de alfabetização de adultos
Muitos adultos em países desenvolvidos e em desenvolvimento não possuem as habilidades necessárias para manter um emprego ou desempenhar tarefas básicas do dia-a-dia. Os obstáculos criados pelo analfabetismo, desde a dificuldade em achar um emprego, até à pressão constante para ocultar o problema, trazem consequências graves.
O Rotary Club de Port Harcourt, na Nigéria, patrocinou um projecto chamado “Provisão de Materiais Educacionais para Adultos e Educação Informal”, que visava reduzir a população de adultos analfabetos e fortalecer a iniciativa de educação básica universal do governo federal.
Alfabetização de mulheres
A taxa de analfabetismo entre as mulheres é muito mais alta do que entre os homens, pois em muitas partes do mundo o ensino é negado às meninas. Estudos rlativos a países de baixo rendimento mostram uma diferença de 20% entre os sexos.
O Rotary Club de Budge Budge, Índia, fundou cinco centros de alfabetização em vilarejos remotos, atendendo, entre outros, crianças e meninas. Para atrair este público, é oferecido treino profissional, como costura e confecção de cestas e sacolas de papel. Com essas competências, as mulheres já se podem sustentar.

Sem comentários: