Seguidores

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Raul Peixoto Costa – Pianista - Currículo

Raul Peixoto Costa nasceu na Póvoa de Varzim em 1993.
Começou a estudar música e piano aos 7 anos de idade. Ingressou na Escola de Música da Póvoa de Varzim, onde estudou com Luís Amaro de Oliveira e Emília Coelho.
Desde 2005 que tem vindo a participar em inúmeros concertos como convidado de António Victorino d’Almeida.
Em 2006 fez a sua estreia com orquestra, onde tocou o Concerto de Carlos Seixas na Casa da Música; participou também, a par do seu actual professor Álvaro Teixeira Lopes, em concertos de obras de Amílcar Vasques-Dias.
Tem vindo a dar recitais a solo no Teatro do Campo Alegre, no Palácio da Bolsa no Porto, no Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, no Convento dos Capuchos em Almada, na Câmara Municipal de Matosinhos, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, no Teatro Municipal de Portimão, entre muitos outros. Também deu recitais no Festival da Primavera em Vila Praia de Âncora, no Ciclo de Jovens Músicos de Portimão, e no Festival de Música de Saint Pére de Rodes, Espanha.
Abriu o Ciclo de Piano 2010 da Casa da Música, num concerto em que fez a estreia mundial de uma “Música Festiva” de Fernando Lopes-Graça. Ainda em 2010, interpretou a Fantasia Coral de Beethoven no Coliseu do Porto, com a Orquestra e Coro da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, sob a direcção de Javier Viceiro.
É detentor de 1ºs prémios em catorze concursos nacionais e internacionais, nos quais se destacam o Concurso Internacional de Piano em San Sebastian (1º prémio “com felicitações do júri”) e Concurso Scriabin em Paris. Também foi premiado no 1º Concurso da União Europeia, que se realizou na República Checa, onde foi representar Portugal e era o mais novo de todos os concorrentes, e foi um dos quatro premiados, onde tocou o Concerto para Piano Nº 1 de Chopin, com a Orquestra Filarmónica Janacek, sob a direcção de Theodore Kuchar.
Trabalhou em masterclasses com Miguel Borges Coelho, António Rosado Jean-Marc Luisada, Roger Muraro, Álvaro Teixeira Lopes, Pedro Burmester, Nami Ejiri, Valentina Igoshina e Boris Berezovsky. Frequentou a Piano-Akademie em 2007 sobre a direcção do Prof. Dr. Lev Natochenny em Konigstein, Frankfurt.
Tem concertos gravados para a RDP-Antena 2 (Concerto Aberto na Fundação Portuguesa das Comunicações, e Fantasia Coral de Beethoven no Coliseu do Porto). Também foi alvo de reportagens para a televisão portuguesa, assim como participou num documentário para a rádio e televisão checa.
Os seus próximos projectos englobam a gravação de um CD com obras de António Victorino d’Almeida, e, integrado nas comemorações do aniversário de Chopin, irá interpretar o Concerto para piano e orquestra nº 1 e a integral dos Prelúdios op. 28 do compositor.
Raul Peixoto da Costa estuda desde 2006 na Academia de Música S.Pio X em Vila do Conde, onde terminou o Curso Básico de Clarinete, e actualmente frequenta o 7º grau de piano, sob orientação do professor Álvaro Teixeira Lopes, onde tem obtido as classificações máximas.

Sem comentários: