Seguidores

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Glossário do Rotary International


Este glossário é parte do “Manual de Procedimento”, que permite rapidamente a qualquer Rotário apreender os conceitos básicos da estrutura e funcionamento de Rotary International, sem dispensar uma aprendizagem mais aprofundada e completa.
O Manual de Procedimento traz as declarações de normas e procedimentos adoptadas pela convenção anual, pelo Conselho de Legislação, pelo Conselho Director de RI e pelos Curadores da Rotary Foundation, e é indispensável para os líderes dos Clubes e do Distrito compreenderem o funcionamento do Rotary e conhecerem as normas e procedimentos mais relevantes na sua área de actuação.
Contém:
Estatutos do RI
Regimento Interno do RI
Estatutos Prescritos para o Rotary Club
Regimento Interno Recomendado para o Clube
Regimento Interno da Rotary Foudation de Rotary International
Acto de Incorporação da Fundação Rotária
O Manual é publicado a cada três anos e esta edição de 2007 incorpora as modificações das normas e procedimentos adoptados desde a edição de 2004 e vigora até 2010. Em caso de dúvidas sobre o significado de qualquer texto do Manual em português, deve-se consultar a edição em inglês, a única considerada oficial.


GLOSSÁRIO
Acesso ao Portal. Área de acesso exclusivo a rotários que permite fazer contribuições à Fundação Rotária, cadastrar e-mail para recebimento de mala directa, inscrever-se para eventos, baixar softwares administrativos e acessar os benefícios outorgados aos sócios. Dirigentes de clube e Distrito têm acesso a dados e relatórios adicionais.
Administradores do RI. Presidente, Presidente eleito, Vice-Presidente, Tesoureiro, outros Directores, Secretário-geral, Governadores de Distrito do Rotary International, e Presidente, último ex-Presidente, Vice-Presidente e Tesoureiro honorário do RI na Grã-Bretanha e Irlanda.
Administradores gerais do RI. Presidente, Presidente eleito, Vice-Presidente, Tesoureiro, outros Directores e o Secretário-geral do Rotary International.
Agente financeiro. Voluntário rotário que recebe e deposita pagamentos efectuados por clubes de seu país e libera os fundos autorizados pelo Secretário-geral e supervisor financeiro do RI. Os nomes dos agentes financeiros estão relacionados no Official Directory.
Assembleia de clube. Reunião dos dirigentes, Directores e Presidentes de Comissão de clube. Realizada com o propósito de examinar a programação das reuniões semanais e as actividades do clube.
Assembleia distrital. Reunião de treino conduzida anualmente, de preferência em Abril ou Maio, envolvendo Presidentes eleitos e líderes entrantes de clube. O propósito é preparar líderes entrantes de clube para assumir o cargo e formar sua equipe, além de oferecer a Governadores eleitos, Governadores assistentes e membros de Comissões Distritais entrantes, a oportunidade de motivar os líderes de clubes e dar início à relacionamento de trabalho com estes.
continua…
Manual de Procedimento (clique para ter acesso a todo o documento, redigido em português do Brasil)


Assembleia internacional. Reunião anual à qual comparecem os administradores gerais do RI, Governadores eleitos e outros rotários designados pelo Conselho Director do RI. O propósito é motivar os Governadores eleitos, oferecer-lhes informações sobre o Rotary, orientá-los sobre suas responsabilidades administrativas e prover-lhes a oportunidade de trocar ideias e planejar a implementação de programas e actividades rotárias durante o ano.
Carta mensal do Governador. Comunicação expedida todos os meses pelo Governador aos Presidentes e Secretários dos clubes do Distrito. Contém itens de interesse especial e comunicados, inclusive o relatório mensal de frequência.
Cartão de frequência de rotário visitante. Cartão utilizado pelo Secretário do clube para comunicar, para fins de crédito de frequência, o comparecimento de um rotário visitante ao Secretário do clube deste último. Veja também
Recuperação de frequência.
Cartão de identificação de sócio. Cartão padrão de identificação recomendado pelo RI para uso pelos clubes. Pode ser obtido por meio de licenciados oficiais.
Certificado de credenciais. Documento emitido pelo Governador confirmando que o representante e seu suplente foram eleitos para votar em nome do Distrito no conselho de legislação. O certificado deve ser apresentado no conselho.
Certificado de indicação de Governador de Distrito. Documento assinado pelo Governador atestando a indicação do rotário escolhido pelos clubes do Distrito para ocupar o cargo de Governador.
Classificação. Serviços específicos prestados por empresas, instituições ou profissionais na comunidade. O clube identifica as classificações existentes localmente, e designa a cada sócio representativo uma classificação relacionada à actividade principal e reconhecida de seu negócio ou profissão ou da empresa ou instituição à qual está ligado.
Clube eficaz. O clube que:
1) Amplia e/ou mantém estável o quadro social;
2) Implementa projectos que sanem as necessidades das comunidades locais e de outros países;
3) Apoia a Fundação Rotária por intermédio de participação nos programas da entidade e de contribuições financeiras; e
4) Forma líderes capazes de servir além do âmbito do clube.
Clube padrinho. Rotary Club que assume a responsabilidade de ajudar a organizar um novo clube e a orientá-lo durante seu período inicial como membro do RI. Veja também Representante especial.
Código Normativo da Fundação Rotária. Documento com as normas gerais e permanentes aprovadas pelo conselho de curadores da Fundação Rotária.
Código Normativo do Rotary. Documento com as normas gerais e permanentes aprovadas pelo Conselho Director do Rotary International. O código suplementa os documentos estatutários do RI.
Comissão ad hoc do RI. Comissão estabelecida pelo Conselho Director do RI especificamente para a realização de determinadas tarefas. Sua existência perdura até a conclusão de tais tarefas.
Comissão do Conselho Director do RI. Comissão, integrada por alguns membros do Conselho Director, estabelecida pelo Presidente do RI para discutir um tópico específico e apresentar recomendações ao restante do conselho.
Comissão especial do RI. Comissão estabelecida pelo Conselho Director, com existência limitada ao final do ano rotário em que foi formada.
Comissão interpaíses. Comissão de rotários, Rotary Clubs ou Distritos, organizada por Governadores interessados, ou com a sua aprovação, a fim de incentivar contactos entre clubes e rotários de dois ou mais países. O propósito é desenvolver compreensão e companheirismo entre povos de diferentes nações.
Comissão permanente do RI. Comissão formada segundo determinação da secção 16.010. do regimento interno do RI.
Companheiro Paul Harris. Pessoa que contribui, ou em cujo nome for contribuída, a importância de US$1.000 à Fundação Rotária.
Conferência distrital. Encontro realizado anualmente em cada Distrito a fim de promover o programa rotário por meio de companheirismo, discursos inspiradores e debates sobre assuntos de interesse para os clubes e o Distrito. Todos os rotários do Distrito e suas famílias podem participar.
Conselho de legislação. Órgão legislativo do Rotary International, conforme previsto no artigo 10 dos estatutos do RI e no artigo 8 do regimento interno do RI. Formado por membros votantes (representantes dos clubes de cada Distrito), reúne-se de três em três anos para deliberar a respeito de propostas de emendas e resoluções encaminhadas por clubes, conferências distritais, conselho geral ou conferência do RIBI, conselho de legislação anterior e Conselho Director do RI. Antes de entrar em vigor, as decisões do conselho de legislação estão sujeitas à revisão pelos clubes. Veja também Emenda; Resolução.
Conselho Director do clube. Órgão dirigente de um Rotary Club, constituído conforme normas do regimento interno do clube.
Conselho Director do RI. Órgão dirigente do Rotary International, constituído conforme normas do regimento interno do RI.
Conselho geral (RIBI). Órgão dirigente do Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda composto pelos administradores do RIBI (Presidente, ex-Presidente mais recente, Vice-Presidente, Tesoureiro honorário e Secretário) e Governadores dos Distritos da Grã-Bretanha e Irlanda. O Director do RI proveniente dessa região é membro ex officio do conselho geral.
Contribuinte Especial da Fundação Rotária. Pessoa que faz uma doação inicial mínima de US$100 e declara, por escrito, sua intenção de continuar contribuindo anualmente ao Fundo Anual para Programas da Fundação Rotária com um valor igual ou superior.
Convenção do RI. Encontro internacional anual do qual todos os rotários, e respectivos convidados, podem participar. O propósito principal é motivar e informar rotários das várias partes do mundo sobre assuntos rotários. Delegados de Rotary Clubs presentes no evento elegem os administradores do RI para o ano rotário seguinte, inclusive o Presidente e o Conselho Director do RI.
Coordenador regional da Fundação Rotária (CRFR). Rotário que estabelece a comunicação entre os curadores da Fundação e os Distritos da região pela qual é responsável. A principal atribuição do CRFR é promover captação de recursos e participação em programas da entidade.
Coordenador regional do quadro social do Rotary International (RRIMC).
Rotário nomeado pelo Presidente do RI para apoiar os Distritos e clubes em esforços de desenvolvimento do quadro social. Há 44 RRIMCs, no mínimo um para cada zona rotária, auxiliados por 80 coordenadores zonais do quadro social do RI (RIMZCs).
Coordenador zonal do quadro social do RI (RIMZC). Rotário nomeado pelo Presidente do RI para apoiar os esforços do Coordenador Regional do Quadro Social do RI. Há 80 RIMZCs responsáveis pelas diversas zonas rotárias.
CRFR. Veja Coordenador Regional da Fundação Rotária.
Curadores da Fundação Rotária. Directores da Fundação Rotária, nomeados pelo Presidente do Rotary International com a anuência do Conselho Director do RI. Os curadores administram as actividades da Fundação, as quais devem visar incentivar o fomento dos propósitos da organização de acordo com o estabelecido no ato de incorporação.
Dar de Si Antes de Pensar em Si. Lema oficial do Rotary, citado em publicações rotárias e outros materiais.
Delegado geral. Administrador do RI ou ex-Presidente do RI com direito a voto na convenção do RI.
Delegado. Representante de um Rotary Club na convenção do RI.
Demonstrativo financeiro do Distrito. Relatório financeiro das transacções do Distrito durante o ano rotário. Apresentado aos clubes para análise e aprovação na conferência distrital.
Desenvolvimento do quadro social. Processo contínuo de incentivo ao crescimento do quadro social. É constituído de três elementos principais: recrutamento de novos sócios, retenção de sócios existentes e fundação de novos clubes (expansão).
Dia da Paz e Compreensão Mundial. Dia do aniversário da fundação do Rotary, 23 de Fevereiro (1905). Nessa ocasião, todos os clubes prestam reconhecimento especial ao compromisso do Rotary com a paz, a amizade e a compreensão internacional.
Directrizes para Aumentar a Eficácia dos Clubes. Componentes utilizados pelos Presidentes eleitos dos clubes para definir, em colaboração com os líderes do clube e do Distrito, metas relacionadas aos quatro elementos de um clube eficaz e ao Plano de Liderança de Clube. As directrizes sugerem também estratégias para alcance de tais metas. Veja também Plano de Liderança de Clube.
Dirigentes de clube. Presidente, Presidente eleito, um ou mais Vice-Presidentes, Directores, Secretário, Tesoureiro e Directores de Protocolo de um Rotary Club.
Distrito. Clubes localizados na mesma área geográfica agrupados para fins administrativos do RI.
Documentos estatutários. Conjunto de documentos constituído pelos estatutos do RI, pelo regimento interno do RI e pelos estatutos prescritos para o Rotary Club.
Eleitores. Delegados, procuradores e delegados gerais, devidamente credenciados, que constituem o corpo votante da convenção. Veja também Delegado.
Em pleno gozo de seus direitos. Essa frase, utilizada nos documentos estatutários do RI, aplica-se a sócio de Rotary Club ou Rotary Club membro do RI, e significa que o rotário ou clube continua a satisfazer todas as exigências para ser sócio do clube ou membro do Rotary International, respectivamente.
Emblema do Rotary. O emblema do Rotary International consiste de uma roda denteada com seis raios, 24 dentes e um rasgo de chaveta. Nas cores azul real e dourado, é exibido com grande orgulho pelos rotários em seus distintivos de lapela.
Emenda. Item de legislação, adoptado pelo conselho de legislação, que altera os estatutos do RI, o regimento interno do RI ou os estatutos prescritos para o Rotary Club. Veja também Resolução.
Ênfases do Presidente. Áreas de enfoque do Presidente do RI em mandato, em apoio aos programas da organização. Clubes e rotários são incentivados a conduzir actividades relacionadas às ênfases. Veja também Lema do RI.
Entidades rotárias. Rotary International, Fundação Rotária, Rotary Club ou grupo de clubes, Distrito rotário ou grupo de Distritos (inclusive actividade multidistrital ou grupo administrativo multidistrital), Grupo Rotários em Acção, Grupo de Companheirismo do Rotary, Comissão da Organização Anfitriã e unidades territoriais administrativas do Rotary International. Programas do RI não são entidades rotárias.
Escritório internacional do RI. Escritório da Secretaria fora da sede mundial.
Cada escritório serve os Rotary Clubs e Governadores das áreas sob sua jurisdição.
Escritório do Rotary International para o Brasil. Em São Paulo, atende aos clubes do Brasil.
Escritório do Rotary International para a Europa e África. Em Zurique, na Suíça, atende aos clubes da Europa, África e Mediterrâneo Oriental.
Escritório do Rotary International para o Japão. Em Tóquio, atende aos clubes do Japão.
Escritório do Rotary International para a Coreia. Em Seul, atende aos clubes da Coreia.
Escritório do Rotary International no Sul da Ásia. Em Nova Déli, na Índia, atende aos clubes de Bangladesh, Índia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka.
Escritório do Rotary International para a Região Meridional da América do Sul. Em Buenos Aires, na Argentina, atende aos clubes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Escritório do Rotary International para o Pacífico Sul e Filipinas. Em Parramatta, na Austrália, atende aos clubes da Austrália, Nova Zelândia, Filipinas e Ilhas do Pacífico.
Estatutos do RI. Dispositivos normativos do RI. Podem ser alterados somente pelo conselho de legislação.
Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Dispositivos normativos do RI que devem ser adoptados pelos Rotary Clubs. Obedecem aos estatutos e ao regimento interno do RI e somente podem ser alterados pelo conselho de legislação.
Expansão externa. Trabalho de ampliar o Rotary mediante a fundação de Rotary Clubs em localidades onde estes ainda não existem. Executado nos Distritos pelos Governadores, com a cooperação da Secretaria do RI. Em territórios geográficos não-rotários, a responsabilidade é da Comissão de expansão, sob a supervisão do Conselho Director do RI.
Expansão interna. Aumento do número de sócios do clube de modo a incluir representantes de todas as classificações para as quais haja pessoas adequadas na localidade do clube.
Família rotária. Cônjuges, viúvos, filhos, netos e outros familiares de rotários, assim como ex-participantes de programas da Fundação Rotária, membros de equipe de Intercâmbio de Grupos de Estudos, estudantes de Intercâmbio de Jovens, rotaractistas, interactistas, participantes do RYLA, membros do Inner Wheel e outros grupos de cônjuges, e membros da Rede Global de Grupos de Rotários.
FDUC. Veja Fundo Distrital de Utilização Controlada.
Força-tarefa. Veja Grupo de apoio.
Formulário de alteração de dados do quadro social. Formulário usado pelo Secretário do clube para comunicar ao Secretário-geral do RI mudanças no quadro social do clube, como novos sócios, baixas, alterações de endereços e classificações. Veja também Acesso ao Portal.
Formulário de dados do Governador indicado. Formulário em que o rotário escolhido pelo Distrito para ocupar o cargo de Governador fornece dados biográficos pessoais e de seu cônjuge. Utilizado para inscrição na assembleia internacional.
Fornecedor licenciado. Veja licenciado oficial do RI.
Frequência perfeita. Expressão utilizada por muitos clubes como referência a 100% de frequência.
Fundação associada. Entidade estabelecida de acordo com critérios e directrizes dos curadores da Fundação Rotária e aprovada para operar como fundação associada. O propósito principal é fornecer benefícios fiscais a rotários de países onde se permite o estabelecimento de tais fundações.
Fundação Rotária do Rotary International. Corporação sem fins lucrativos que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a ser implementados por Rotary Clubs e Distritos. A missão da Fundação Rotária do Rotary International é capacitar os rotários para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.
Fundador do Rotary. Paul P. Harris, que organizou o primeiro Rotary Club em Chicago, em 1905.
Fundo Anual para Programas. Principal fonte de apoio aos programas da Fundação Rotária e aos esforços do RI de busca da paz e compreensão mundial por intermédio de programas humanitários, educacionais e culturais, nacionais e internacionais.
Fundo Distrital de Utilização Controlada (FDUC). Representa os 50% das contribuições de um Distrito à Fundação Rotária, mais quaisquer ajustes, disponíveis para participação em programas em determinado ano.
Fundo distrital. Fonte de apoio financeiro a funções administrativas do Distrito e projectos por este patrocinados. Gerada em parte pelas taxas distritais.
Fusão de Rotary Clubs. Dois ou mais clubes do mesmo Distrito podem solicitar ao Conselho Director do RI autorização para fusão.
GETS. Veja Seminário de treino de Governadores eleitos.
Governador assistente. Rotário nomeado pelo Governador, conforme normas do Conselho Director, com a função de auxiliá-lo nas tarefas administrativas associadas a clubes pertencentes a determinada área geográfica.
Governador de Distrito. Administrador do RI no Distrito. Actua sob o controle e a supervisão do Conselho Director do RI e orienta os clubes de modo a assegurar continuidade administrativa.
Governador interino. Aquele que é nomeado pelo Presidente do RI para preencher a vaga de Governador até que um novo seja eleito pela convenção ou Conselho Director do RI. Um Governador interino pode ser também indicado para preencher temporariamente uma vaga quando o Governador de Distrito não puder desempenhar as responsabilidades inerentes a seu cargo.
Governador. Veja Governador de Distrito.
Grupo de apoio. Grupos de rotários indicados pelo Presidente do RI para implementar actividades específicas que auxiliem Rotary Clubs e Distritos objectivar seus objectivos operacionais e de prestação de serviços. São divididos em duas categorias:
1) Grupos de apoio de prestação de serviços, que ajudam clubes e Distritos a abordar questões relacionadas a alfabetização, desnutrição, crianças em situação de risco e preservação do meio ambiente e
2) Grupos de apoio operacionais, que auxiliam clubes e Distritos a operar mais eficazmente em áreas como desenvolvimento e estabilidade do quadro social e retenção, treino e relações públicas.
Grupos administrativos multidistritais. Estabelecidos pelo Conselho Director do RI quando dois ou mais Distritos pretendem prestar serviços administrativos conjuntos a seus clubes.
Grupos de Companheirismo do Rotary. Veja Rede Global de Grupos de Rotários.
Grupos Rotários em Acção. Veja Rede Global de Grupos de Rotários.
Instituto international. Evento realizado geralmente na mesma época e local que a convenção internacional. Tópicos relativos ao programa do Rotary e à administração do RI são discutidos de maneira informal pelo público presente, formado por Governadores actuaiss, entrantes e passados.
Instituto Rotary. Evento de instrução, motivação e companheirismo dedicado a Governadores actuais, entrantes e passados, bem como a outros administradores do RI, pertencentes a Distritos de uma ou mais zonas. O instituto Rotary visa oferecer aos participantes informações actualizadas sobre os programas do Rotary e ser fonte de ideias para o aprimoramento e fortalecimento do movimento rotário.
Interact Clubs. Clubes patrocinados por Rotary Clubs para jovens dedicados à prestação de serviços e à compreensão internacional. O quadro social é composto de estudantes entre 14 e 18 anos.
Intercâmbio de Jovens. Programa estruturado do RI que patrocina viagens de estudantes de segundo grau ao exterior, por um ano lectivo, com a finalidade de promover a boa vontade e a compreensão internacional. Intercâmbios são organizados por Rotary Clubs ou Distritos patrocinadores e anfitriões, sendo os participantes seleccionados de acordo com directrizes e procedimentos estabelecidos pelo Conselho Director do RI.
Intercâmbio Rotário da Amizade. Parte dos programas estruturados do RI, visa prover aos rotários e a suas famílias a oportunidade de conhecer outras culturas por meio de visitas recíprocas a companheiros de outros países.
Jóia de admissão (ao RI pelo clube em organização). Taxa paga ao RI por clube provisório ao fazer o pedido de admissão. O valor é especificado pelo Conselho Director do RI.
Jóia de admissão (pelo rotário em perspectiva). Importância que o candidato a sócio paga ao clube. O valor é especificado no regimento interno de cada clube.
Jóia de admissão e quotas pagáveis aos clubes. Jóia de admissão e quotas anuais pagas pelos sócios representativos aos respectivos clubes. Cada clube estabelece os valores a ser cobrados.
Lema do Presidente. Veja Lema do RI.
Lema do Rotary International. Mensagem anual do Rotary, expressa por intermédio do Presidente. O lema direcciona as iniciativas de prestação de serviços da organização durante o ano rotário.
Licenciado oficial do RI. Pessoa ou empresa licenciada pelo RI para fabricar ou comercializar artigos com as marcas do Rotary.
Líderes rotários seniores. Presidentes e Directores do RI e curadores da Fundação passados, actuais e entrantes.
Lista de classificações. Lista completa das classificações na comunidade, indicando quais encontram-se preenchidas ou vagas no clube.
Localidade do clube. Designação da área na qual o clube presta serviços. É possível fundar um novo clube em localidade onde já exista um ou mais clubes.
Mais se beneficia quem melhor serve. Lema secundário do Rotary. Pode ser citado em publicações rotárias e outros materiais.
Manual de Procedimento. Elaborado para ajudar líderes de clube e Distrito a compreender as normas e procedimentos rotários mais relevantes. Uma edição revisada é publicada a cada três anos, após o conselho de legislação. Contém também os documentos estatutários do RI.
Marcas do Rotary. Propriedade intelectual do Rotary International — marca registadas e marcas de serviços que pertencem ao Rotary em todo o mundo — inclusive verbetes e logótipos.
Meses especiais no Rotary. Meses designados pelo Conselho Director do RI para promover o envolvimento de todo rotário nas actividades rotárias. Esses meses são:
Mês do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão (Agosto),
Mês das Novas Gerações (Setembro),
Mês dos Serviços Profissionais (Outubro),
Mês da Fundação Rotária (Novembro),
Mês da Família (Dezembro),
Mês da Consciencialização Rotária (Janeiro),
Mês da Compreensão Mundial (Fevereiro),
Mês da Alfabetização (Março),
Mês da Revista (Abril) e
Mês dos Grupos de Companheirismo do Rotary (Junho).
NRDC. Veja Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário.
Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDCs). Grupos patrocinados por Rotary Clubs, compostos por adultos não-rotários dedicados a servir à sua comunidade e a melhorá-la.
Objectivo do Rotary. Declaração concisa do propósito do RI e das responsabilidades dos sócios dos clubes. O Objectivo do Rotary, conforme descrito no artigo 4 dos estatutos do RI e artigo 4 dos estatutos prescritos para o Rotary Club, é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno.
Official Directory. Fornece informações de contacto de administradores, comissões, grupos de apoio e funcionários da Secretaria do RI; lista de Distritos e Governadores; e lista de clubes em cada Distrito.
Oportunidades para Prestação de Serviços. Assuntos aos quais o RI considera que clubes e Distritos devem dar prioridade por determinado tempo: crianças em situação de risco, pessoas deficientes, saúde pública, compreensão e boa vontade internacional, alfabetização e ensino de aritmética, problemas populacionais, pobreza e fome, preserve o planeta Terra e assuntos urbanos.
Países e áreas geográficas não-rotários. Localidade não aberta oficialmente pelo Conselho Director do Rotary para expansão. Rotários, clubes e Distritos não devem fundar clubes nestas áreas, a menos que orientados pela Comissão de Expansão ou pelo Conselho Director do RI.
Países e áreas geográficas rotários. Todas as localidades com Rotary Clubs. Para evitar envolvimento em disputas políticas, o RI não usa os termos possessão ou território.
Petição ao Conselho Director. Pedido ao Conselho Director para agir em determinado assunto.
PETS. Veja Seminário de treino de Presidentes eleitos de clube.
Plano de Liderança de Clube Modelo de estrutura organizacional para Rotary Clubs, criado com base em práticas aplicadas com sucesso por vários clubes. Tem o propósito de ajudar os clubes a ampliar sua capacidade de alcançar as metas estabelecidas para cada Avenida de Serviços. A adopção do plano não é obrigatória.
Plano de Liderança Distrital. Estrutura organizacional para os Distritos. São componentes do plano a definição das responsabilidades e atribuições dos Governadores assistentes e das Comissões Distritais, bem como duração e número de mandatos permitidos.
Pólio Plus. Programa do Rotary International e da Fundação Rotária dedicado a erradicar a poliomielite no mundo. Categorizado como sendo “da mais alta prioridade”.
Prémios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA). Programa em que rotários e Rotary Clubs enfatizam, por meio de seminários, o desenvolvimento pessoal e a capacidade de liderança, bem como o exercício da cidadania entre jovens de 14 a 30 anos de idade.
Programas estruturados do RI. Actividades organizadas recomendadas pelo Conselho Director do RI para implementação pelos clubes e Distritos: Interact, Rotaract, Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário, Intercâmbio Rotário da Amizade, Grupos de Companheirismo do Rotary, Voluntários do Rotary, Prémios Rotários de Liderança Juvenil, Serviços à Comunidade Mundial e Intercâmbio de Jovens.
Propósitos do Rotary International. Os propósitos do Rotary International são a) apoiar clubes e Distritos rotários na busca de programas e actividades que promovam o Objectivo do Rotary; b) incentivar, promover, expandir e monitorar o Rotary no mundo inteiro; c) coordenar e controlar as actividades rotárias.
Prova Quádrupla. Declaração de ética empresarial e profissional, explicitada por meio de quatro questões:
É a verdade?
É justo para todos os interessados?
Criará boa vontade e melhores amizades?
Será benéfico para todos os interessados?
Criada em 1932 pelo rotário Herbert J. Taylor, e adoptada pelo Rotary International em 1934.
Quatro Avenidas de Serviços. Pedra fundamental da filosofia do Rotary e sustentáculo das actividades desenvolvidas pelos clubes. As Quatro Avenidas de Serviço (Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade e Serviços Internacionais) são baseadas no Objectivo do Rotary: Veja também
Serviços Internos, Serviços Profissionais, Serviços à Comunidade, Serviços Internacionais, Objectivo do Rotary.
Quota per capita. Quota paga semestralmente pelo Rotary Club ao RI, em 1º de Julho e 1º de Janeiro, por todo sócio representativo de seu quadro social.
Recuperação de frequência. Os rotários podem comparecer à reunião de outro Rotary Club ou a certos encontros especiais (conforme previsto no artigo 9 dos estatutos prescritos para o Rotary Club) para receber crédito de frequência e não perder seu direito à afiliação. Veja também Cartão de frequência de rotário visitante.
Rede de RRIMCs. Os 44 RRIMCs e 80 RIMZCs são responsáveis por conduzir seminários, identificar tendências e definir estratégias relativas ao quadro social da região, participar da equipe de coordenação do seminário de treino de Governadores eleitos (GETS) e apresentar ou facilitar sessões referentes ao quadro social em outros eventos distritais ou zonais.
Rede Global de Grupos de Rotários. Grupos internacionais integrados por rotários com interesses em comum. Inclui os Grupos de Companheirismo do Rotary (mesmos interesses recreativos ou profissionais) e os Grupos Rotários em Acção (mesmos interesses de actividades de prestação de serviços). Fomentam companheirismo, amizades e prestação de serviços internacionais, e estão abertos ao ingresso de rotários, cônjuges de rotários e rotaractistas.
Regimento interno do RI. Dispositivos normativos do RI elaborados de acordo com os estatutos da organização. Podem ser alterados somente pelo conselho de legislação.
Regimento interno recomendado para o clube. Dispositivos normativos para o Rotary Club. O clube pode adaptar as recomendações do Conselho Director do RI às suas condições específicas, desde que as alterações estejam em consonância com os documentos estatutários do RI.
Relatório da conferência distrital. Relatório que o Governador do Distrito e o Secretário da conferência distrital devem enviar ao RI, com as decisões adoptadas pela conferência, número de clubes representados e outros dados importantes.
Relatório de frequência. Relatório da presença registada em uma reunião semanal. O regimento interno do RI exige que todo clube envie este relatório mensalmente ao Governador do Distrito.
Relatório de sócios e frequência (Distrito). Sumário dos relatórios mensais de frequência dos clubes do Distrito. Geralmente divulgado na carta mensal do Governador.
Relatório de Visitas a Clube. Formulário que o Governador assistente ou Governador do Distrito preenche durante visitas aos clubes para avaliar o progresso destes quanto ao alcance das respectivas metas e determinar a melhor maneira de ajudá-los. Serve também para registar o progresso anual dos clubes e para o Distrito e o RI identificarem clubes não operantes.
Relatório semestral. Relatório que cada Rotary Club prepara para o RI em 1º de Julho e 1º de Janeiro para informar ao Conselho Director do RI seu número de sócios. Tal relatório é assinado pelo Presidente e Secretário do clube e encaminhado ao Secretário-geral do RI em formulário fornecido pela Secretaria para esse fim, ou opcionalmente, completado on-line, no site do Rotary. Estes documentos são usados como base para o pagamento ao RI, pelo clube, da quota per capita.
Relatórios de sócios e frequência (clube). Resumo mensal da frequência dos sócios. Preparado pelo Secretário do clube e enviado ao Governador do Distrito.
Representante do Presidente. Pessoa que representa o Presidente do RI na conferência distrital.
Representante especial. Pessoa nomeada pelo Governador para representá-lo em todas as fases referentes à organização de um novo clube. Esse indivíduo é geralmente um rotário que seja, de preferência, sócio do clube padrinho do novo Rotary Club. Veja também Clube padrinho.
Representante no conselho de legislação. Ex-administrador do RI (ou outro rotário, se aprovado pelo Presidente) eleito para representar os clubes de um Distrito no conselho de legislação. Os representantes são membros votantes do órgão.
Resolução. Deliberação do conselho de legislação que expressa uma opinião ou faz uma recomendação ao Conselho Director sem alterar nem entrar em conflito com os documentos estatutários do RI. Veja também Emenda.
RIBI. Veja Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda.
RIMZC. Veja Coordenador zonal do quadro social do Rotary International (RIMZC).
Roda rotária. Veja Emblema do Rotary.
Rotaract Club. Clubes patrocinados pelo Rotary, constituído por jovens de 18 a 30 anos, com o propósito de fortalecer o potencial de liderança e a dedicação destes à prestação de serviços.
Rotário. Sócio de um Rotary Club.
Rotary Club operante. Clube que tem pagado suas quotas per capita ao RI, se reunido com regularidade, requerido que seus sócios assinem publicação rotária, implementado projectos de prestação de serviços, recebido visitas oficiais do Governador, Governador assistente ou administrador do RI, e mantido seguro geral de protecção contra terceiros.
Rotary Clubs pilotos. Projectos-piloto, coordenados pelo Conselho Director do RI, para testar diferentes ideias, métodos e estruturas organizacionais em clubes. O propósito é garantir o futuro do Rotary como importante organização humanitária de prestação de serviços. Rotary Clubs pilotos operam normalmente, mas são isentos de seguir as determinações dos estatutos prescritos para o Rotary Club.
Rotary International na Grã-Bretanha e Irlanda (RIBI). Associação dos Rotary Clubs na Grã-Bretanha, Irlanda, Ilhas do Canal e Ilha de Man.
Rotary International. Associação dos diversos Rotary Clubs no mundo.
Rotary World Magazine Press. Grupo de publicações composto pelas revistas The Rotarian e revistas regionais certificadas pelo Conselho Director do RI.
Rotary World. Jornal publicado várias vezes ao ano, em nove idiomas, dirigido a líderes de Rotary Clubs, distritais e internacionais. Fonte de informações sobre os programas do RI e da Fundação Rotária, além de notícias de clubes e Distritos.
Rotary. Nome que diz respeito tanto à organização Rotary International, que engloba os clubes e rotários, quanto a seus ideais e princípios.
RRIMC. Veja Coordenador regional do quadro social do Rotary International.
RYLA. Veja Prémios Rotários de Liderança Juvenil.
Secretaria. Todas as operações que envolvem o Secretário-geral e o quadro de funcionários do RI, inclusive os escritórios internacionais e os funcionários da Fundação Rotária.
Secretário-geral. Mais alto dirigente administrativo do Rotary International. Orientado e supervisionado pelo Conselho Director, é responsável, perante este e o Presidente do RI, pela implementação de normas e por controlos operacionais e administrativos, inclusive das movimentações financeiras do RI. A mesma pessoa é também Secretário-geral da Fundação Rotária.
Sede mundial do RI. Principal escritório da Secretaria, localizado em Evanston, Illinois, nos EUA. A sede mundial atende aos clubes e Distritos localizados na América do Norte, México, América Central, Caribe, Gibraltar, norte da América do Sul, Rússia Oriental e Antárctida. Veja também Escritório internacional do RI.
Seminário de treino de Governadores eleitos (GETS). Treino para Governadores eleitos realizado em conjunção com o instituto Rotary.
Seminário de treino de Presidentes eleitos de clube (PETS). Evento de treino conduzido anualmente, preferivelmente no mês de Março, para Presidentes eleitos de clube. O propósito é preparar Presidentes de clube entrantes para seu mandato e oferecer a Governadores eleitos e Governadores assistentes entrantes a oportunidade de motivá-los e dar início à relação de trabalho com estes.
Serviços à Comunidade Mundial (SCM). Ramo dos Serviços Internacionais que promove compreensão e boa vontade em escala global. Por intermédio dos SCM, sócios de clubes de dois países podem implementar juntos um projecto de prestação de serviços que eleve o nível de vida e atenda a necessidades humanas em uma comunidade. Rotários podem oferecer apoio aos projectos na forma de fundos, doações em espécie ou serviços profissionais.
Serviços à Comunidade. Terceira Avenida de Serviços do Rotary. Abrange actividades desenvolvidas por rotários para melhorar a qualidade de vida em suas comunidades, principalmente de assistência a jovens, idosos, deficientes e outros.
Serviços Internacionais. A Quarta Avenida de Serviços do Rotary refere-se às actividades e programas implementados pelos rotários em prol da paz, boa vontade e compreensão internacional. Seus projectos têm o propósito de atender a necessidades humanitárias em países em desenvolvimento e fomentar o relacionamento com povos de outros países e culturas.
Serviços Internos. Primeira Avenida de Serviços do Rotary. Abrange as medidas que devem ser adoptadas pelos rotários para que o clube funcione eficazmente.
Serviços Profissionais. Segunda Avenida de Serviços do Rotary. Dá a cada rotário a oportunidade de mostrar a outros sócios a dignidade e os valores de sua profissão, e ao clube a chance de desenvolver projectos nas áreas de planeamento profissional, treinos vocacionais e promoção de altos padrões éticos em ambientes de trabalho.
Sistema SHARE. Sistema pelo qual os subsídios da Fundação Rotária são distribuídos internacionalmente.
Sócio fundador. Sócio fundador de um Rotary Club, eleito para integrar o quadro social antes de o clube ser admitido no RI.
Sócio honorário. Pessoa que, por ter prestado serviços meritórios em prol da difusão dos ideais do Rotary, é eleita sócio honorário de um clube. Este é isento do pagamento de qualquer taxa ou quota, não pode votar e não é elegível para ocupar qualquer cargo no clube, mas tem o direito de comparecer a todas as reuniões e desfrutar os demais privilégios inerentes à associação. O Conselho Director do clube determina a duração da condição de sócio honorário.
Sócio representativo. Pessoa eleita para integrar o quadro social do clube e representar uma classificação de negócio, profissão ou serviço comunitário. Está sujeita às obrigações, responsabilidades e privilégios inerentes à qualidade de sócio, conforme os dispositivos dos estatutos e do regimento interno do RI.
Suplente (delegado). Sócio indicado pelo clube para votar na convenção em caso de ausência do delegado. Veja também Delegado.
Taxas distritais. Taxas per capita pagas obrigatoriamente pelos clubes de Distrito que decide estabelecer um fundo distrital. A quantia per capita deve ser aprovada anualmente na assembleia distrital ou conferência distrital. Um clube pode ser suspenso se deixar de pagar as taxas distritais por mais de seis meses.
The Rotarian. Revista oficial do RI, publicada mensalmente.
Voluntários do Rotary. Programa estruturado do RI que exemplifica o lema rotário Dar de Si Antes de Pensar em Si, pois incentiva os rotários a se envolver em projectos onde possam utilizar seus conhecimentos profissionais. O programa Voluntários do Rotary provê oportunidades para que rotários e outros profissionais coloquem seus serviços e experiência à disposição de projectos humanitários locais e internacionais.
Zona. Grupo de clubes estabelecido conforme o regimento interno do RI, e formalizado pelo Conselho Director, para fins de eleição dos membros da Comissão de indicação para Presidente do RI e para a indicação de Directores da organização. A divisão em zonas frequentemente serve de base para a organização dos Institutos Rotary.

Sem comentários: