Seguidores

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Diversidade cultural


© S. Rothe
A Cultura, na sua rica diversidade, tem um valor intrínseco, tanto para o desenvolvimento e para a coesão social e da paz.
A diversidade cultural é uma força motriz do desenvolvimento, não só no que diz respeito ao crescimento económico, mas também como um meio de ter uma vida intelectual, emocional, moral e espiritual mais enriquecedora. Esta diversidade é uma componente indispensável para reduzir a pobreza e alcançar a meta do desenvolvimento sustentável, através, entre outros, ao dispositivo normativo, hoje em dia já completo, elaborado no âmbito cultural.
Simultaneamente, o reconhecimento da diversidade cultural - através do uso inovador dos media e em especial as TIC - conduz ao diálogo entre civilizações e culturas, ao respeito e à compreensão mútua.
Portanto, o fomento da diversidade cultural - "património cultural da humanidade" (Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, 2001) e o seu corolário, constitui um verdadeiro desafio no mundo de hoje e situa-se no próprio núcleo do mandato da UNESCO.

Sem comentários: