Seguidores

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Reunião do dia 18, no Museu Municipal - "Dia Internacional dos Museus"

Porque o edifício sofreu uma ampliação,  uma remodelação e uma reorganização espacial e expositória, e porque nem todos conhecemos o "novo" museu, justifica-se a visita guiada e o reconhecimento a quem já reconhecemos profissionalmente, concretamente a Dra. Deolinda Carneiro (Directora do Museu) e o Dr. José Flores (Arqueólogo), num dia muito especial para eles, o "Dia Internacional dos Museus".
O Museu Municipal de Etnografia e História da Póvoa de Varzim é um museu de vocação marítima e etnográfica na Póvoa de Varzim em Portugal. O museu encontra-se numa antiga casa brasonada denominada Solar dos Carneiros. Foi residência do Visconde de Azevedo.
É um edifício do século XVII e tornou-se museu em 1937. Dos mais antigos museus etnográficos em Portugal, destaca-se no acervo do museu a mostra "Siglas Poveiras" que mereceu o prémio "European Museum of The Year Award" de 1980. Contudo, possuiu também arte sacra da primitiva igreja matriz (século XVI), colecção de fianças (séculos XVI ao XIX) e peças arqueológicas como as inscrições romanas de Beiriz.
O museu tem dois pólos junto a espaços históricos:

§  Pólo Museológico de São Pedro de Rates - dedica-se à divulgação da história, lenda e arte em redor da Igreja Românica de São Pedro de Rates

§  Pólo Museológico da Cividade de Terroso - serve para apresentação do espaço da Cividade de Terroso.
Texto da Wikipédia

Sem comentários: