Seguidores

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Detecção precoce do Cancro Gástrico – Projecto de Rotary no Norte de Portugal

Em 2005, ano do Centenário de Rotary International, fomos sensibilizados pelo Dr. Rafael Lomba Viana, Gastrenterologista de renome e empenhado na detecção precoce do Cancro Gástrico, através de um processo simples e barato, o Teste Pepsinogénio, na tentativa de o estender a todo o país, inserindo-o no Serviço Nacional de Saúde.
O Rotary Club da Póvoa de Varzim abraçou o desafio e convenceu mais três clubes a entrarem no projecto, concretamente o de Vila do Conde, Santo Tirso e Trofa.
Durante três anos, o projecto foi posto em prática, com o apoio financeiro dos referidos clubes rotários e empresas com consciência social, com o apoio logístico do Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde, do Hospital Conde de S. Bento de Santo Tirso e da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com o apoio humano de voluntários, enfermeiras, médicos, autarcas e naturalmente rotários.
A primeira razão da adesão e apoio à missão a que o Dr. Lomba Viana meteu ombros, baseou-se na constatação de Portugal ser o país mais ocidental da comunidade europeia com a mais alta incidência e mortalidade por cancro gástrico e ainda com mais incidência no Norte do país.
Uma segunda razão deveu-se ao método utilizado (Teste do Pepsinogénio), que era simples (apenas uma amostra de sangue), era barato (cerca de 6 €) e era válido na identificação de pessoas de risco. Sabíamos que se o resultado fosse negativo, havia um período de três anos em que o cancro não surgiria e que se fosse positivo, daria origem a uma segunda fase, em que a endoscopia confirmaria, ou não, a existência de cancro.
A terceira razão traduziu-se no reconhecimento de o projecto ser um serviço prestado às comunidades e de poder ser, e foi, uma forma de aumentar e diversificar o companheirismo entre rotários de vários clubes, para além de dar visibilidade a Rotary.
Mais tarde, outros clubes se juntaram, concretamente os Rotary Clubs de Viana do Castelo, Caminha, Ponte de Lima e São João da Madeira.
Da apresentação dos resultados preliminares, feita ontem, resumimos:
Nº de casos estudados: 11.952
Casos de casos positivos: 412
Nº de casos positivos examinados por endoscopia: 243
Nº de cancros gástricos detectados: 4 (2 avançados + 2 precoces)
Se valeu a pena? Claro!!!


A reunião e a Palestra
Na Saudação às Bandeiras, (da esq. para a dir.) Dr. Gil da Costa - do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde, Dr. Lomba Viana, Companheiros Oliveira Pereira, Serafim Afonso e Sá Couto
Dr. Lomba Viana, Miguel Loureiro - Presidente 2009/10, Dr. Gil da Costa e o Companheiro Oliveira Pereira - Presidente 2004/05
Os Companheiros rotários e rotaractistas
O Dr. Lomba Viana expondo
O Dr. Gil da Costa (sempre presente) e o Palestrante, respondendo a questões

Sem comentários: