Seguidores

domingo, 3 de janeiro de 2010

Porque associar-se a um Rotary Club?


Os fundadores de Rotary
Da esquerda para a direita: Silvester Schiele (Comerciante de Carvão), Paul Harris (Advogado), Hiram Shorey (Alfaiate) e Gustavus Loehr (Engenheiro de Minas)
1. Oportunidades para servir
Os Rotários empreendem projectos de prestação de serviços a nível comunitário e global nas áreas da saúde, educação, assistência humanitária, meio ambiente, combate à pobreza, entre outras, pelo simples prazer de ajudar o próximo.
2. Contactos profissionais
O objectivo da fundação do Rotary foi criar um meio de integrar líderes profissionais e de diferentes ramos de actividades. O Rotary é a mais antiga organização mundial de clubes compostos por pessoas destacadas do mundo dos negócios, profissional, industrial, governamental, artístico, desportivo, militar e religioso.
3. Crescimento pessoal
O envolvimento com o Rotary favorece o crescimento pessoal e profissional. Liderança, oratória, comunicação, organização, planeamento, trabalho em equipa, arrecadação de fundos e treino são apenas algumas das competências desenvolvidas e aprimoradas pela prática da prestação de serviços por meio do Rotary.
4. Amizade
O companheirismo continua a ser, desde a fundação do Rotary em 1905, um dos principais atractivos da organização. Em mais de 33.260 clubes e 534 Distritos espalhados por 166 países, os rotários sabem que encontrarão amigos em quase todos os lugares.
5. Diversidade cultural
Os Rotary Clubs são integrados por líderes das mais variadas áreas de actuação, praticam a tolerância e aceitação, e estão de portas abertas a pessoas de qualquer raça, ideologia política, idioma e credo.
6. Cidadania
Ser rotário significa exercer a cidadania, local e globalmente. As reuniões semanais de clube mantêm os sócios informados sobre a comunidade, o país e o mundo. A extensa rede de clubes e programas fornece inúmeras oportunidades de serviço e intercâmbio.
7. Compreensão mundial
Os Rotários conhecem o significado das causas humanitárias e provocam impacto positivo com os seus programas e projectos viabilizados com a ajuda do RI e da Rotary Foundation. A promoção da paz é um dos principais objectivos do Rotary.
8. Entretenimento
Os Rotary Clubs e os Distritos organizam Conferências, Convenções, Assembleias e eventos sociais que, além de informação, orientação e serviço rotário, também oferecem distracção.
9. Ênfase à família
O Rotary oferece um dos mais abrangentes programas de Intercâmbio de Jovens e de Bolsas Educacionais do mundo, inovadoras oportunidades de treino e orientação de futuros líderes, e envolve membros da família numa ampla variedade de actividades sociais e de prestação de serviços.
10. Valores éticos
Os Rotários aplicam em todas as suas actividades a “Declaração para executivos e profissionais rotários”, a qual reflecte os seus padrões de ética. O respeito por altos padrões éticos em todas as ocupações tem norteado o Rotary desde os seus primórdios.

3 comentários:

Alberto Gonçalves Pereira disse...

Deveriamos fazer algumas cessões internas e externas com convidados para a divulgação do movimento e dos principios de forma a tornarmos a Rotary da Póvoa mais participado e participante.
Saudações Rotárias

Contra.facção disse...

Pois!
É isso que tento fazer, entretanto, por aqui, e continuarei, neste mês da Consciencialização rotária, mas é preciso que os companheiros e outro universo de pessoas passe por cá. Como na última reunião não foi possível mostrar o veículo...

Marise von disse...

Miguel,
Muito interessante o trabalho do Rotary.
A divulgação e o esclarecimento do que é o movimento, qual a sua importância, na sociedade, na vida de cada membro. Como se dá essa participação? Por que participar? Como podemos participar?
Eu conheço o movimento, porque tenho alguns parentes no Rio Grande do Sul, que participam, aliás, lá é bem mais divulgado do que aqui (SP).
Parabéns pelo trabalho.
Abraços,
Marise.