Seguidores

sábado, 17 de julho de 2010

Cooperação entre o Rotary e outras organizações

Durante toda sua história, o Rotary International tem colaborado com as Nações Unidas, entidades governamentais e organizações sem fins lucrativos para aprimorar as condições de vida da humanidade.
O maior exemplo dessa cooperação evidencia-se na Pólio Plus, programa que visa a erradicação global da poliomielite. Trabalhando com o Unicef, Centro Norte-Americano de Controlo e Prevenção de Doenças, e Organização Mundial da Saúde, o Rotary contribuiu com mais de 600 milhões de dólares e inúmeras horas de serviços voluntários para imunizar mais de 2 mil milhões de crianças contra essa doença, que causa deformações físicas e frequentemente a morte das suas vítimas.
O Rotary e a ONU
O Rotary e as Nações Unidas possuem longo histórico de cooperação mútua e compartilham visões semelhantes para a construção de um mundo mais pacífico.
Em 1942, Rotary Clubs de 21 nações organizaram uma conferência em Londres para identificar maneiras de fomentar a educação, ciência e cultura após a II Guerra Mundial, a qual resultou no eventual estabelecimento da Unesco. Em 1945, 49 rotários foram a São Francisco para ajudar a elaborar a Carta da ONU e desde então as duas organizações têm usufruído estreito relacionamento, que se evidencia através da cooperação entre o programa Pólio Plus e as agências das Nações Unidas.
Actualmente, o Rotary detém o mais alto status consultivo oferecido a uma ONG, junto ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas, o qual supervisiona diversas agências especializadas da ONU.
O Rotary mantém relacionamento com uma série de agências, programas e comissões da ONU através da sua rede de representantes, composta por representantes do RI junto das Nações Unidas e de muitas outras organizações.

Sem comentários: