Seguidores

terça-feira, 20 de julho de 2010

Rotary faz e “faz-fazer” – Um exemplo de 1ª

Para os rotários portugueses, que interiorizaram o conceito e a missão (em mutação) da nossa Fundação Rotária Portuguesa (FRP), conhecer este outro conceito, enriquece-nos, por ficarmos a saber que, é possível ir por outros caminhos e a outros destinos, talvez com mais recursos e certamente com mais trabalho.
Desde há anos que acompanhamos o trabalho desta fundação, que recomendamos conhecê-la mais em pormenor.
Fundação de Rotarianos de São Paulo
Em 1946, num cenário mundial de profundas mudanças pós-guerra, 20 membros do Rotary Club de São Paulo, o 2º mais antigo do Brasil, decidiram criar o que viria a ser a maior obra educacional rotária no mundo, a Fundação de Rotarianos de São Paulo.
Os fundadores entre os quais empresários, engenheiros, médicos, advogados e outros profissionais de destaque elegeram a educação como instrumento principal para a construção de uma sociedade mais humana e pacífica, composta por cidadãos éticos e solidários. Para o início desta obra contribuíram, aprimorando cada vez mais a proposta original.
A Fundação de Rotarianos de São Paulo desenvolve e estimula programas educacionais a favor da comunidade, estendendo os seus benefícios a toda a população, não importando origem, cor, credo ou condição social. Encara a Educação como um bem sagrado que todos merecem compartilhar.
Caracteriza-se por ser uma instituição economicamente auto-suficiente, que investe maciçamente em acções benemerentes, dirigindo os seus esforços e objectivos para a melhoria educacional da sociedade brasileira.
Num mundo em acelerada evolução, a Fundação de Rotarianos de São Paulo mantém a sua fidelidade aos princípios de excelência educacional e empenha-se em aprimorar continuamente a sua actuação, através da rápida incorporação de conhecimentos, recursos e ferramentas da modernidade.
Missão - "Servir com excelência, através da educação, formando cidadãos éticos, solidários e competentes"
Visão - "Ser referência nacional e internacional na área de Educação"
Valores:
  • Ética - Observar os mais elevados princípios e padrões éticos, dando exemplo de solidez moral, honestidade e integridade.
  • Responsabilidade Social - Exercer a cidadania contribuindo, pela Educação, para o desenvolvimento da Sociedade e respeito ao meio ambiente.
  • Ser Humano - Propiciar um tratamento justo a todos, valorizando o trabalho em equipa, estimulando um ambiente de aprendizagem, desenvolvimento, respeito, colaboração e auto-estima.
  • Gestão - Valorizar e seguir os princípios da Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade Corporativa.
  • Qualidade - Estimular a inovação e a criatividade de forma planeada e integrada, com foco nos resultados, propiciando a perenidade da organização.
“Diante de tantos e significativos resultados, quero dividir nossa alegria com Directores, Conselheiros, Gestores, Educadores e Colaboradores que, com seu empenho e dedicação, contribuíram, efectivamente, para a contínua evolução de nosso projecto educacional. Às famílias, que nos conferem a corresponsabilidade da formação dos seus filhos, o nosso agradecimento pela confiança e pela parceria ao longo dos 64 anos de existência da Fundação de Rotarianos de São Paulo.”
Eduardo de Barros Pimentel - Presidente

Sem comentários: