Seguidores

domingo, 18 de julho de 2010

Efeméride do dia 18 de Julho

1918 - Nascimento de Nelson Mandela
Nelson Mandela é um antigo Presidente da África do Sul e foi um dos dirigentes da luta contra o apartheid.
Em 1942, Nelson Mandela juntou-se ao Congresso Nacional Africano (ANC), a fim de lutar contra o domínio político da minoria branca.
Nas eleições gerais de 1948, a vitória do Partido Nacional Afrikaner conduz à implementação da sua nova política, que se passou a chamar de apartheid.
No dia 5 de Dezembro 1956, Mandela e mais 150 pessoas foram presas e acusadas de traição. No fim, foram todos absolvidos.
Em 1962 foi novamente preso e depois condenado a cinco anos de prisão, em 1963, e, depois de um processo onde contesta a justiça do apartheid, foi condenado a prisão perpétua em 1964, pelas suas actividades políticas clandestinas, tornando-se ao fim de uns anos, o mais célebre e um dos mais antigos prisioneiros políticos.
A 7 de Dezembro de 1988 foi parcialmente libertado e colocado em prisão domiciliária. A 5 de Julho de 1989, encontra-se na cidade do Cabo com o Presidente Pieter Botha.
A 11 de Fevereiro de 1990, foi definitivamente libertado por ordem de Frederik de Klerk que, por  razões políticas, pôs fim à clandestinidade do ANC, e solicita-lhe para manter a paz civil na África do Sul. Os dois homens trabalharam juntos para pôr fim ao apartheid e instaurar um regime de transição.
Em 1993, foi laureado com o Prémio Nobel da Paz, juntamente com o Presidente Frederik de Klerk.
Após este combate e ao que dirige actualmente contra a SIDA, é uma personalidade ouvida, não só em África, como em todo o mundo.
Foto daqui

Sem comentários: