Seguidores

sábado, 24 de julho de 2010

Significado e Simbolismo do Distintivo do Rotary

O emblema oficial de Rotary é o distintivo, da autoria de Montagne Bear, idealizado pelo Rotary Club de Chicago, em 1905, é constituído hoje de uma roda de engrenagem com 6 raios ou braços, 24 dentes e 1 rasgo de chaveta, com a expressão Rotary International em dourado. Este distintivo deve ser usado sempre pelos rotários, dentro ou fora das reuniões, na cidade, ou em viagens, como elemento de identificação.
Dá-nos excelentes oportunidades de prestar serviços a Companheiros de outras regiões e também de sermos atendidos por outros Companheiros quando em viagem, em casos de necessidade. O distintivo é de uso restrito e exclusivo dos Rotary Clubs e dos rotários.
Além dos usos autorizados, o distintivo pode ser usado também, em auto-colantes de pára-brisas do carro usado por rotários ou familiares. Não se pode usar o emblema do Rotary em qualquer impresso ou similar que envolva assunto comercial, de interesse ou proveito próprio.
A roda dentada de Rotary
Para melhor se entender o significado do DISTINTIVO que todos os rotário(a)s usam no mundo inteiro, deve-se saber o que representa cada um dos seus componentes, isoladamente, para se compreender o valor do seu conjunto.
a) - A Roda Rotária:
A Roda Rotária simboliza a universalidade do ROTARY, circunda o planeta terra que aparece no seu âmago, numa demonstração de internacionalidade e alcance mundial.
b) - Os Vinte e Quatro Dentes
Representam as 24 horas diárias, que cada Rotário(a) tem para desfrutar, viver e compartilhar com amizade e companheirismo o Ideal de Servir.
c) - Os Seis Raios: - Representam:
1) - Família - Ser bom e exemplar membro da família.
2) - Acção - Cumprir com galhardia os seus deveres e exigir os direitos de um exemplar cidadão.
3) - Amizade - Cultivar com carinho a capacidade de fazer amizades, mantê-las e conservá-las perenemente.
4) - Profissão - Seguir fielmente à Deontologia da sua profissão e agir sempre de acordo com a Ética.
5) - Religião - Respeitar com dignidade, todos os nomes e princípios de todas as Religiões.
6) - Instituição – Ter empenho e capacidade de manter a integração no movimento rotário, cooperando e colaborando sempre.
d) - As Cores – “Ouro e Azul”
A cor OURO evoca a nobreza e legitimidade dos propósitos que animam o ROTARY, e a cor AZUL lembra o firmamento, indicando a universalidade e elevação dos propósitos rotários.
Texto e imagem daqui

___________________________________________________
Hino Oficial de Rotary International
Beethoven: Egmont Overture, Op. 84

Sem comentários: