Seguidores

terça-feira, 27 de julho de 2010

Voluntários de Rotary

O programa Voluntários de Rotary é a personificação do lema “Dar de Si Antes de Pensar em Si”. Os rotários são voluntários, sempre que dedicam tempo e energia ao atendimento das necessidades dos mais carentes.
O programa incentiva a participação activa dos rotários em projectos onde as suas aptidões profissionais sejam relevantes e oferece-lhes a oportunidade de servir naqueles projectos locais e internacionais que precisam de assistência.
O programa, enquadrado na Avenida dos Serviços Profissionais, é implementado a três níveis diferentes:
1.    No Clube, os rotários realizam projectos de prestação de serviços e comprometem-se com o atendimento às necessidades das suas comunidades.
2.    No Distrito, os rotários participam em projectos de Clubes e do Distrito que precisam da assistência de muitas pessoas.
No Mundo, os rotários unem forças internacionalmente em prol de projectos de prestação de serviços.
Os voluntários rotários são a chave para o sucesso dos projectos rotários.
Veja a seguir alguns, dos muitos, exemplos da influência positiva dos voluntários.
·        Dentistas e médicos do mundo inteiro serviram em programas de assistência médica e odontológica patrocinados pelo Rotary, em Bangladesh, Brasil, Costa Rica, Guatemala, Índia, Jamaica, Quénia e Tailândia.
·        Voluntários franceses trataram pacientes com lepra em Madagáscar.
·        Um Professor e Director de teatro dos EUA ajudou na implementação de programa de psicologia em centro de assistência psicológica na Croácia.
·        Um Bibliotecário tailandês viajou ao Egipto para trabalhar em projecto de recriação da famosa biblioteca de Alexandria.
·        Um Fazendeiro canadiano ofereceu orientação a avicultores do Gana.
·        Um dentista brasileiro viajou várias vezes ao México para tratar órfãos e pessoas carentes.
·        Uma equipa de rotários da Índia viajou à região oeste do país para ajudar vítimas de terramoto…
Subsídios para Serviços Voluntários
Os Subsídios para Serviços Voluntários ajudam a cobrir as viagens dos voluntários rotários e seus cônjuges que pretendam planear e/ou implementar um projecto de prestação de serviços numa comunidade. A elegibilidade é determinada com base nos seguintes factores:
1.    A necessidade comunitária deve ser bem definida;
2.    A necessidade pode ser atendida pelas competências do rotário ou da equipe e
3.    Tais competências não estão disponíveis nessa comunidade.
O valor único do subsídio é US$3.000 para um indivíduo ou US$6.000 para a equipa, de até 5 integrantes. O local do projecto pode ser beneficiado de apenas um destes subsídios, e cada voluntário pode ser agraciado com este tipo de subsídio, no máximo, duas vezes por ano rotário.
Entre os itens que podem ser incluídos no orçamento constam a passagem aérea em classe económica (comprada ou aprovada pelo RITS), diária para despesas mínimas e despesas afins. Fundos remanescentes podem ser utilizados para cobrir custos relacionados com o projecto.
Imagem daqui
Para quem quiser saber mais, tem disponíveis os seguintes recursos, disponíveis no site do RI:

Sem comentários: