O Madureira Pires e a Rith já deixam raízes em Rotary, com a entrada em Rotaract da sua neta Sofia e o marido João
Manuel João Borges de Madureira Pires, nasceu em 1929 na Póvoa de Varzim, Rotary Club ao qual pertence desde 1986.
O Exército está desde muito cedo presente na vida de Madureira Pires com serviços em várias unidades militares, importantes comissões de serviço e inúmeros louvores e condecorações. Nos últimos anos da sua carreira militar, frequentou, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, o Curso de Farmácia, que concluiu em 1974.
Na área farmacêutica desempenhou inúmeros cargos, destacando-se a vice-presidência da Assembleia Geral da Associação Nacional das Farmácias ou a presidência da Secção Norte da Associação Nacional das Farmácias. Madureira Pires foi ainda deputado da Assembleia da República e Presidente da Assembleia Municipal da Póvoa de Varzim.
No Rotary, tem um currículo exemplar. Depois de desempenhar inúmeras funções no seu Clube, Madureira Pires assume a Governadoria do Distrito 1970 em 1993/94 e 1997/98 e não mais parou: foi Presidente da Comissão Distrital da Rotary Foundation em 1999/2002; Chairman das Conferências Distritais de 1997 e 2003; Participou em numerosas reuniões rotárias internacionais; fez parte da equipa de rotários portugueses que na Convenção de Melbourne, em 1993, ficou em 2.º lugar no Concurso Internacional de Conhecimentos Rotários; foi moderador na Convenção de Nice em 1995; foi fundador do Rotary Club da Base Marambio , na Antártida, em Janeiro de 1997; é um dos “ Rotary Ten Best” na categoria das CIP, no Instituto Internacional de Glasgow (1997).
Sempre com o Rotary no terreno, Madureira Pires participou como voluntário na Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, em Angola, de 26 a 28 de Julho de2002. No Rotary recebeu já inúmeros louvores e reconhecimentos, fruto de um trabalho de largos anos de dedicação ao movimento.
Sobre o futuro de Rotary, para Madureira Pires “tudo depende da forma como acompanharmos a evolução da Sociedade, seguindo-a nos aspectos que ela nos for favorável e tentando contrariá-la naqueles que podem dificultar o nosso caminho em direcção ao objectivo do Rotary”.
Texto do “Rotary em Acção”, de Julho/Agosto de 2010
Sem comentários:
Enviar um comentário