Seguidores

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cronograma das mulheres em Rotary

Carolyn Jones, Ex-Curadora da Rotary Foundation

1950 - Um Rotary club indiano propõe uma emenda para a eliminação da palavra "masculino" dos Estatutos Prescritos para o Rotary Club na reunião do Conselho de Legislação, na Convenção do RI em 1950.

1964 - A programação do Conselho de Legislação contém uma emenda proposta por um Rotary Club de Seilão (actual Sri Lanka), a solicitar a admissão de mulheres nos Rotary Clubs. Os delegados votam a retirada da proposta. Duas outras propostas, a solicitar que mulheres fossem elegíveis como Sócias Honorárias, também são retiradas.

1972 - À medida que as mulheres adquirem mais destaque nas suas profissões, mais clubes começam a solicitar permissão para serem admitidas. No Conselho de Legislação de 1972, um Rotary Club americano propõe a admissão de mulheres em Rotary.

1977 - Três propostas para admissão de mulheres são encaminhadas ao Conselho de Legislação, para consideração, na Convenção de 1977. Um clube brasileiro propõe que as mulheres sejam admitidas a título de Sócias Honorárias.

O Rotary Club de Duarte, na Califórnia, EUA, admite mulheres no seu quadro social violando os Estatutos do RI e os Estatutos Prescritos para o Rotary Club. Devido a tal violação, o clube é desactivado em Março de 1978, sendo reactivado apenas em Setembro de 1986.

1980 - O Conselho Director do RI e Rotary Clubs da Índia, Suécia, Suíça e Estados Unidos propõem uma emenda segundo a qual deveriam ser removidas dos Estatutos e do Regimento Interno do clube e do RI, quaisquer referências aos associados, que dessem a entender que eles eram do sexo masculino.

1983-86 - Em processo movido pelo clube de Duarte, em 1983, o Tribunal Superior da Califórnia dá vitória ao Rotary International, mantendo que as mulheres não deveriam ser admitidas em Rotary Clubs naquele estado.

1986 - O Tribunal de Justiça da Califórnia reverte a decisão, evitando que a provisão fosse adoptada. A Suprema Corte da Califórnia recusa-se a aceitar a apelação e o caso é levado à Suprema Corte dos Estados Unidos.

1987 - A 4 de Maio, a Suprema Corte dos Estados Unidos decide que os Rotary Clubs não podem impedir a admissão de mulheres no seu quadro social. O Rotary declara que qualquer Rotary Club nos Estados Unidos tem permissão para admitir mulheres qualificadas. O Conselho "incentiva os clubes nos Estados Unidos a avaliar a admissão dos candidatos de forma imparcial, sem levar em consideração o seu género sexual".

O Rotary Club de Marin Sunrise, na Califórnia (antigo Larkspur Landing) é fundado em 28 de Maio, tornando-se o primeiro clube a admitir mulheres depois da decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos. Sylvia Whitlock, do Rotary Club de Duarte, Califórnia, foi a primeira mulher a ser presidente de um Rotary Club.

1988 - Em Novembro, o Conselho Diretor de RI reconhece o direito de Rotary Clubs no Canadá admitirem mulheres com base numa lei canadiana semelhante à sustentada pela Suprema Corte dos Estados Unidos.

1989 - Na sua primeira reunião após a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos em 1987, o Conselho de Legislação decide, por votação, que as mulheres poderiam fazer parte do quadro social de qualquer Rotary Club no mundo.

1990 - Em Junho, existem aproximadamente 20.200 rotárias no mundo inteiro.

1995 - Em Julho, 8 mulheres tornam-se as primeiras Governadoras de Distrito.

2005 - Carolyn E. Jones começa o seu mandato como a primeira mulher Curadora da Rotary Foundation, servindo de 2005 a 2009.

2007 - Em Julho, 63 Distritos são governados por mulheres. No mundo inteiro, 25.227 clubes contam com mulheres no seu quadro social, totalizando 177.859 rotárias.

2008 - Catherine Noyer-Riveau torna-se a primeira mulher a fazer parte do Conselho Director de RI. O seu mandato terminou em Junho de 2010.

2009 - Existem 187.967 rotárias no mundo e 63 delas são Governadoras de Distrito.

Texto e imagem de Notícias de Rotary

Sem comentários: