Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2010

Sua Voz, Sua Solução: Como lidar com pessoas difíceis

Sócio critica sempre os planos do Clube 
Quando perguntam a sua opinião sobre algum assunto relativo ao clube, um dos associados é invariavelmente pessimista e crítico. Você não quer sugerir que ele se desligue do clube, já que ele sempre participou activamente dos projectos. Como pretende lidar com esta situação?
Salete Szilagyi: Acredito que precisamos respeitar acima de tudo a individualidade e personalidade de cada membro, devendo seguir a cartilha rotária e fazer o que é correcto, como em tudo na vida, devemos adequarmo-nos às diferenças e conviver em união.
Elisa Ferreira Lopes: Tivemos um problema desses e a solução foi nomear o Companheiro como Presidente da Comissão Organizadora de um determinado evento. Foi uma solução muito inteligente e o próprio sócio viu que não podemos reclamar sempre.
Arnaldo A. Menezes: Acho que o termo não é “Sua Solução”, mas sim “Sua Opinião”, então passamos para as outras pessoas opinarem sobre as duas alternativas e chegar a um consenso, cada um cedendo um pouco e pegar pessoas que são de paz e bom senso e dar um desconto. Mais vale tentar do que ficar de braços cruzados. Precisamos de mais mãos para fazermos mais projectos para os necessitados. É apenas a minha opinião.
Arno Roberto Horn: Diria que, em parte ele está certo, e envolvê-lo-ia no processo de busca da solução do determinado problema apresentado. Só teremos sócios a compartilhar dos projectos dos clubes, se todos estiverem envolvidos, compartilhando ideias e desafios. Isso possibilitará um maior companheirismo, amizade e comprometimento entre os sócios. O ideal é não ter projectos de fulano, ou de sicrano, mas sim projectos de todos, onde todos os sócios possam sentir-se responsáveis por uma parcela de contribuição no projecto, ou na ideia, implementação ou execução.
Edna Aparecida Caretti: Pediria que o associado apontasse onde vê erros nas soluções encontradas pelo grupo e que ele então desse outras alternativas, ficando ao critério do grupo colocar também em discussão e votação (talvez assim ele saiba como é bom ser criticado e acabe tendo consciência de que também não consegue agradar a "gregos e troianos").

Sem comentários: