Seguidores

quarta-feira, 7 de julho de 2010

De malas feitas e um discurso na pasta...

Caros amigos!
Uma saudação especial para todos e para cada um em particular…
Na Transmissão de Tarefas de 2009, ao dizer publicamente que aceitava o conceito do rotário António Hallage: “O Rotary deve ser revo­lucionário, renovar o processo de evolução. As jornadas intelectuais têm que se transformar em jorna­das de acção”, talvez não tenha sido bem compreendido, mas fui por aí… às vezes sozinho.
E disse das metas para 2009/10:
    meta - a RETENÇÃO e o DESENVOLVIMENTO DO QUADRO SOCIAL – conseguiu-se mais 2 sócios, falhei na admissão de  mulheres;
    meta - o aumento da FREQUÊNCIA – atingiu-se, rodando este ano os 60%;
    meta – manter e revalorizar o projecto da UNIVERSIDADE SÉNIOR - conseguido, graças ao trabalho dos Companheiros Serafim Afonso, Sá Couto e Jorge Caimoto, falhando eu no entrosamento que pretendia entre as duas instituições;
    meta - acompanhar o ROTARACT, informá-lo e formá-lo na filosofia rotária - cumprido o prometido, por mérito da sua Presidente, a Companheira Liliana Pontes e dos restantes rotaractistas, actuantes e disponíveis;
    meta - implementar maior dinâmica ao BLOGUE que já tínhamos, para abrir o clube à comunidade através das TIC - conseguimos, com a participação do Companheiro João Paulo, passando de zero visitantes para 7.000 (ontem), em 4 continentes, falhei no propósito de adesão dos companheiros do clube;
    meta – abordar nas nossas reuniões, os TEMAS de cada mês rotário, os Direitos Humanos, a Aproximação de Culturas e o Combate à Pobreza e Exclusão Social - nem sempre conseguido, por falta de reflexo, para tais reflexões.
    meta, ou melhor, a primeira, que era a de MANTER O CLUBE, razão que me levou a bisar a Presidência, só porque O Futuro do Rotary Estava nas Nossas Mãos” - conseguido, como prova estarmos aqui a fazer a Transmissão de Tarefas para o novo ano, com um novo Presidente, o Companheiro Manuel Joaquim Craveiro.
E porque houve muita gente nos bastidores que acrescentou mais-valia ao que programamos, devo agradecer, aqui, pela Universidade Sénior, e porque trabalharam sem ganharem nenhum ao:
Dr. Abel Carriço, Dr. Alberto Costa, Enfermeira Carla Fernandes, Dr. Casimiro Sousa, Mestra Clarisse Martins, Dra. Conceição Milhazes, Dra. Fernanda Pereira, Dr. Gil da Costa, Dra. Isabel Costa, Dra. Isabel Meneses, Enfermeira Irene Cerejeira, Sr. José Carlos, José Sepúlveda, Dra. Maria do Carmo Caimoto, Dr. Miguel Fernandes, Enfermeira Mónica Macedo, Dra. Paula Silva e Dr. Pedro Martins.

Pelo Rotary, pela participação em Palestras, ao: Eng. Paulo Queirós, Dra. Liliana Pontes, Dra. Maria Conceição Nogueira, Companheiro Gonçalves Pereira, Companheiro Alberto Eiras, Companheiro José Leão
Companheiro António Carlos Leite, “Quarteto de Cordas Verazim”, Dra. Eulália Pereira, Companheiro David Santos, Companheiro João Paulo Costa e Silva, Companheiro Proença Fernandes, Companheiro Serafim Afonso, Companheiro Artur Lopes Cardoso, Raquel Camarinha, Sérgio Gama, Raul Peixoto Costa, Dr. Manuel Costa, Dra. Deolinda Carneiro, Dr. José Flores, Dr. Lomba Viana, Dra. Elsa Soares e ao Dr. Daniel Serrão
Termino a minha tarefa, apesar de tudo, insatisfeito, menos sonhador e por isso, mais esclarecido e talvez mais enriquecido…
Não podia acabar o ano, sem distinguir um Companheiro que admiro, como rotário e até mais como cidadão, esquecido na sua comunidade e a quem devemos muito, em Rotary e na Política, por estar sempre presente no campo rotário e por ter estado sempre, dando o corpo e a alma, nas lutas pela democracia, de que beneficiamos hoje, todos nós.
Para o Companheiro Afonso Fernando, a “Menção 4 Avenidas de Serviço”, que sendo prorrogativa do Presidente, foi aprovada por todo o Conselho Directivo.
Não é por ser de bom-tom, mas quero desejar ao Companheiro Presidente, Joaquim Craveiro com a esposa Gracinda, que consiga “Fortalecer a Comunidade e Unir Continentes”, tarefa mais ambiciosa do que a que me destinaram, mas que conseguirá, com a participação de todos os que disserem presente, muitas vezes. Eu estarei sempre, onde e para o que for preciso. Para o Companheiro Rotaractista Henrique Gonçalves, os mesmos votos e a mesma disponibilidade.
Obrigado a todos!
Chegou a hora da Transmissão…

Sem comentários: