Seguidores

sexta-feira, 9 de julho de 2010

A importância das TICs

Investir em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é uma componente transversal, que afecta e potencia todo o esforço mundial, para que, a ciência, a tecnologia e a educação se incorporem como ferramentas poderosas para se progredir para a Sociedade do Conhecimento, contribuindo para melhorar a educação, saúde, qualidade de vida, bem-estar, segurança e gestão dos serviços públicos.
Enfatiza-se a importância das TIC como uma ferramenta transversal, que contribui para o desenvolvimento sustentável e equitativo, o fortalecimento da governabilidade e a promoção dos direitos humanos, bem como a necessidade de trabalhar intensamente para garantir que cada pessoa, especialmente aquelas que se encontram em situação vulnerável, desfavorecidas e com necessidades especiais, possam participar dos potenciais benefícios gerados pelas novas tecnologias.
As TIC podem ser também um elemento central para assegurar a colaboração na ciência, tecnologia e inovação no mundo. Hoje, não se concebe a ciência de ponta, sem TIC. Os centros científicos de referência, regionais, de si muito limitados, podem fortalecer-se e assim construírem condições para que os novos sejam compartilhados por todos os cientistas da região.
Há uma necessidade de contar com ferramentas e mecanismos eficazes que logrem informar maciçamente a população. O uso e acesso a novas tecnologias da informação devem ser parte de uma estratégia global de desenvolvimento.
Da mesma forma, as TIC devem ajustar-se às necessidades locais. O processo de inclusão social requer o desenvolvimento local de instrumentos de TIC adequados culturalmente a cada região. É essencial considerar a sustentabilidade dessas estratégias, tanto em termos financeiros, como na criação de uma cultura de cidadania, através da educação e do lazer. As TIC podem implementar-se com êxito como resultado de um processo de capacitação da Comunidade; por outras palavras, quando de desenvolvem no âmbito de um processo sustentado de participação social.
Texto e imagem daqui

Sem comentários: