“Maiores, melhores e mais fortes” foi uma frase muito ouvida durante o Instituto dos Coordenadores do Rotary (CR).
"Maiores, melhores e mais fortes, representa uma mudança de comportamento, em vez de estrutural", explicou Nico de Boer, Coordenador do Rotary da Holanda. "É uma dinâmica positiva que ajudará o Rotary a alcançar os seus objectivos.
O Instituto de 4 dias em Chicago teve como enfoque a definição das responsabilidades dos 41 Coordenadores do Rotary e como poderão ajudar os Clubes e Distritos a enfatizar as prioridades do “Plano Estratégico” revisto pelo RI: apoiar e fortalecer os clubes, dar mais enfoque e expansão aos serviços humanitários e aumentar a projecção da imagem pública da organização.
O plano foi revisto depois de muita pesquisa - inclusive uma que envolveu 14.000 rotários do mundo inteiro - que mostrou que os eles "querem clubes inovadores, vibrantes e crescendo", disse o Director do RI Tom. A frase "maiores, melhores e mais fortes" surgiu deste conceito e os coordenadores do Rotary têm a tarefa de apoiar os clubes e distritos e transformar esta ideia em realidade.
"Os rotários querem mudança, mas precisam ser preparados para seguir os passos práticos, em direcção a esta mudança", disse a canadiana Dean Rohrs, Coordenadora de Rotary. "E precisam adquirir o senso de propriedade para que a mudança ocorra."
Clubes maiores, melhores e mais fortes não dependem apenas do aumento do número de sócios e programas, acrescentou Thorfinnson. Clubes maiores têm um quadro associativo diversificado que representa as pessoas da comunidade local, e fortes iniciativas de recrutamento e retenção dos sócios. Clubes melhores mantêm o equilíbrio das Quatro Avenidas de Serviço do Rotary, têm bons processos de desenvolvimento de liderança e planeamento estratégico, e concretizam os valores fundamentais da organização. "Eu considero a diversão, um dos valores fundamentais", mencionou ainda Thorfinnson.
"Ao tornar um clube melhor, provavelmente você descobrirá um clube também maior ", disse o Presidente do RI John Kenny, durante o evento.
O que é um clube mais forte?
A promoção de clubes mais fortes requer a preparação dos líderes do clube e "fugir um pouco dos padrões", afirmou Thorfinnson. "Queremos clubes inovadores e flexíveis. O líder deve determinar onde o clube deve chegar e levá-lo lá." Disse também que clubes mais fortes são em geral aqueles que agem para resolver problemas comunitários, desenvolvem e ficam conhecidos pelos seus projectos humanitários e promovem as oportunidades de networking que os Rotary Clubs oferecem aos seus sócios.
Os Coordenadores de Rotary, serão uma das pernas de um banco de três pernas, apoiando os clubes, disse Duane Sterling, Assistente do Presidente do RI de 2010-11, que foi o moderador do Instituto. As outras duas pernas são os Coordenadores Regionais da Rotary Foundation e o Director do RI daquela zona.
"Os clubes que têm expectativas elevadas para os seus sócios, são maiores, melhores e mais fortes", disse Bevin Wall, Coordenador do Rotary. "Alguns clubes têm medo de gastar 10 dólares com uma boa ideia." E disse ainda que, é importante que os clubes encontrem maneiras de promover a inovação, respeitando as tradições. "O nosso trabalho é ajudá-los a ter sucesso."
Notícias do Rotary International - 9 de Março de 2010
Imagem daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário