Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Novo indicador do PNUD vai medir a pobreza humana

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, PNUD e a Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgaram nesta quarta-feira um novo índice para medir níveis de pobreza.
Segundo afirmam, o novo indicador fornece um retrato multidimensional de pessoas que vivem com dificuldades e pode ajudar a canalizar os recursos para o desenvolvimento de forma mais eficaz.
Factores Críticos
O novo instrumento de medida, conhecido por Index Multidimensional da Pobreza, ou MPI na sigla em inglês, será usado na edição que marcará o 20º aniversário do Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD e substitui o Índice de Pobreza Humana, utilizado em todos os relatórios da agência desde 1997.
O MPI avalia uma série de factores críticos, ou restrições a nível familiar, da educação à saúde, passando pelo acesso a serviços que, juntos, fornecem um retrato mais completo e exacto da pobreza.
O índice revela, de acordo com o PNUD, a natureza e a extensão da pobreza, em vários níveis: familiar, regional, nacional e internacional. A abordagem multidimensional foi adoptada pelo México e está sendo considerada pelo Chile e pela Colômbia.
Segundo o novo instrumento de medida, ½ dos pobres no mundo vive na Ásia, cerca de 844 milhões, e ¼ no continente africano. O Níger é o país no mundo com maior incidência de pobreza. 93% da população da nação africana é pobre, segundo o MPI.
Texto daqui
Veja o que é o PNUD na Wikipédia
Nota – A variável salário/dia, tem vindo a ser reduzido, o que tem alterado para menos, as percentagens globais da pobreza. Alterando-se agora o indicador do PNUD, o valor das estatísticas vai voltar a “melhorar” os níveis de pobreza, mas as pessoas vão continuar a passar a mesma fome e a sofrer das mesmas carências. NÚMEROS, PESSOAS ou driblar a realidade?

Sem comentários: