Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

XXXII Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

15 de Julho – Concerto do “Quarteto Verazin”, no Museu Municipal
O Quarteto de cordas residente do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim apresentou-se oficialmente pela primeira vez em 23 de Julho de 2007 em concerto integrado na 29ª edição. Em antestreia, participou na conferência do musicólogo Rui Vieira Nery, em 6 de Julho. Era então constituído por Danylo Gestsev (1º violino), Manuel Maio (2º violino), Mariana Blanc (violela) e Ana Luísa Marques (violoncelo).
O Quarteto Verazin foi orientado pelo Quarteto Prazak, pelos Professores Riszard Woycicky, na ESMAE; eVladimir Mendelssohn, e Jacek Klimkiewicz, na Folkwang Hochschule de Essen, Alemanha, onde se apresentou publicamente em Abril de 2008.
Na temporada de 2009-2010, o quarteto é constituído por Danylo Gestsev (1º violino), Diogo Coelho (2º violino), Sara Barros (viola) e Ana Luísa Marques (violoncelo).
Em estreia mundial, apresentou em 21 de Julho de 2008, o Quarteto nº 2 – “Movimentos do Subsolo”, de António Pinho Vargas, obra encomendada pelo Festival e gravada posteriormente na Igreja Românica de S. Pedro de Rates (Outubro de 2008), estando já publicadas em CD.
Também em estreia mundial, apresentou em Julho de 2009 a obra “Verazin nº 1”, expressamente encomendada pela 31ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim ao compositor Carlos Azevedo.
Texto e foto daqui

Sem comentários: